Professora Ana Lucia Kassouf é homenageada

Luiz Gustavo Nussio e Ana Lucia Kassouf (crédito: Gerhard Waller)
Editoria: 

A professora Ana Lucia Kassouf, do departamento de Economia, Administração e Sociologia, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), formou-se na Esalq, em 1984, em Engenharia Agronômica. Ingressou na instituição em 1988, ministrando aulas de Estatística. Após três décadas de atuação, a docente resolveu se aposentar.

Ana Lucia fez mestrado na Esalq em Economia Aplicada (1988) e se apaixonou pela área de pesquisa. Doutora em Economia Aplicada pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos (1993), a professora saiu mais duas vezes do país para fazer pós-doutorado; um na Escola de Economia de Londres, em 1999 e o último na Universidade de Minnesota, em 2008.

“Eu já ministrava aulas antes de concluir o mestrado, pois a política da universidade era que os alunos ajudassem com as disciplinas”, disse a professora. Ana Lucia auxiliava na disciplina de estatística, que era o pré-requisito para os estudantes que queriam iniciar a pós-graduação. “Eu não tinha nem concluído meu mestrado e já estava lecionando para alunos com o dobro da minha idade”.

Entre as inúmeras transformações vivenciadas pela professora, ela destaca a diversidade de cursos que foram surgindo no Departamento durante esses 30 anos. “Era um departamento pequeno e hoje tem muita diversidade de pesquisa, de cursos e um grande número de alunos”.

A professora entrará com uma solicitação de professor sênior para continuar ministrando suas aulas, suas pesquisas na área social e orientando seus alunos de mestrado e doutorado. “Parar e ficar infeliz não é o caminho. Sou e sempre fui muito feliz com o que eu faço”, conclui.

Pelos serviços prestados à universidade, Ana Lucia Kassouf  recebeu na manhã de 30 de novembro de 2018, um Termo de Reconhecimento das mãos do diretor da Esalq, professor Luiz Gustavo Nussio.

 

Texto: Júlia Heloisa Silva | Estagiária de Jornalismo

04/12/2018