"Profissões na ESALQ" amplia visão de estudantes de escolas públicas quanto à universidade

Alunos foram divididos em grupos para participar de dinâmica e escolher fotos relacionadas aos cursos da ESALQ. (Crédito: Gerhard Waller/Acom)
Editoria:

Foi em clima de interesse e empolgação que os alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio, da Escola Estadual Ademar Vieira Pisco, de Santa Maria da Serra (SP), conheceram a ESALQ na manhã da última sexta-feira, dia 29 de maio. A visita fez parte das atividades do programa "Profissões na ESALQ", que existe desde 2011 e tem o objetivo de aproximar os estudantes de escolas públicas da universidade, convidando-os a conhecer a estrutura de ensino e os sete cursos de graduação (Administração, Ciências Biológicas, Ciências dos Alimentos, Ciências Econômicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Gestão Ambiental).

Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de assistir uma palestra sobre a estrutura educacional da USP e da ESALQ, ministrada pelo professor do Departamento de Economia, Administração e Sociologia e um dos apoiadores do programa, Evaristo Marzabal Neves. Logo depois, estudantes da ESALQ representantes dos cursos de graduação explicaram as disciplinas e conteúdos, e realizaram uma dinâmica com os jovens.

A turma, de 34 alunos, foi dividida em sete grupos, sorteados com um curso da ESALQ, e escolheram cinco imagens que representavam esse curso, além de explicarem o porquê da escolha. Os alunos também receberam informações sobre o vestibular da Fuvest - inscrições, fases e estrutura – e andaram pelo Campus, guiados por estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET) – Ecologia.

Isabela Ferreira Zani, de 17 anos, está no 3º ano do Ensino Médio. Ela pretende fazer Engenharia Agronômica e diz que prestará o vestibular para a USP.  “Muitas vezes, um aluno de escola pública acha que não tem capacidade para passar em uma universidade pública como a ESALQ e acho legal incentivar e mostrar que é possível e que podemos alcançar o nosso sonho”, contou. A estudante Laura Daroz Fernandes, 17, também do 3º ano, disse já ter vindo à ESALQ conhecer a Feira de Profissões há alguns anos, mas que na visita atual pôde entender melhor como a universidade é estruturada. “Fiz perguntas sobre o vestibular e pude tirar minhas dúvidas, então foi legal ter essa oportunidade, até porque pessoas que ainda não decidiram o que fazer podem conhecer mais cursos e talvez escolher algum”, disse.

Matheus Roberto da Silva Pereira, 16, ainda está no 2º ano, mas também se prepara para as provas e já decidiu a carreira. “Quero fazer medicina na USP ou Unesp, e acho interessante poder vir aqui e fazer essa visita, porque encoraja os alunos a participar, mostra que temos mais oportunidades do que pensamos e que o vestibular não é apenas um monstro de sete cabeças”, revelou o estudante.

A representante do curso de Administração, Letícia Thabata Tamashiro, de 19 anos, é estagiária da coordenação de seu curso e está no “Profissões na ESALQ” há um ano e meio. Ela acredita que o benefício social proporcionado é o mais latente. “A maioria dos alunos vêm de escolas carentes e têm a percepção de que passar na Fuvest é  algo impossível, que não vão conseguir alcançar. Então, mostrar para eles que também viemos de escola pública e que basta se esforçar um pouco mais para conseguir, é muito importante”.

A graduanda, que fez o ensino primário em escolas municipais de Barretos (SP), sua cidade natal, o fundamental em escola rural e o ensino médio e técnico em Limeira, na Unicamp, deixa um recado para os estudantes que pretendem prestar vestibular. “Quando você entra na USP ou, mais especificamente, na ESALQ, seu mundo abre, porque você tem muitas oportunidades, de intercâmbio, estudo e estágio. Basta que você se dedique um pouquinho para passar no vestibular, que sua vida se modifica completamente”, encoraja Letícia.

Gabriela Maria Rodrigues do Nascimento, 20, estudante de Ciências dos Alimentos, entrou esse ano no programa e diz estar gostando muito das atividades. “Sempre me interessei por esse contato com o público e nesse estágio posso ter isso e passar o que eu talvez não tenha vivido na minha época de vestibular para as outras pessoas, além de fazer essa parte de incentivo também”, afirmou.

O programa

Por meio de atividades no Campus “Luiz de Queiroz”, o “Profissões na ESALQ” realiza ações que despertam o interesse dos jovens em estudar em uma universidade pública, oferece informações sobre o vestibular e sobre a estrutura educacional, já que ainda é grande o número de alunos e professores de Ensino Médio desinformados a respeito das orientações e oportunidades que a universidade destina aos estudantes de escola pública.

Até o dia 30 de maio deste ano, foram atendidas 20 escolas, com a participação de 508 estudantes. As visitas são sempre feitas às quartas e sextas-feiras, na parte da manhã. O convite é realizado por intermédio da Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba. O programa prioriza os 3º anos, no 1º semestre, e os 2º e 1º, no 2º semestre. Informações pelo e-mail profissoes.esalq@usp.br ou pelo Facebook: www.facebook.com/ProfissoesnaEsalq.

Texto: Alessandra Postali - estagiária de Jornalismo | Revisão: Caio Albuquerque | 03/06/15

Também andaram pelo Campus, guiados por estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET) – Ecologia. (Crédito: Gerhard Waller/Acom)