Programa Ponte recebe estudantes dos Estados Unidos

Estadunidenses realizam experimentos de fermentação e destilação do caldo da cana-de-açúcar e produção de carvão vegetal (Crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

Com objetivo de abordar temas socioambientais e despertar o interesse dos jovens para áreas como a ciência, tecnologia e engenharia, desde 2007, o Programa Ponte atua na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) recebendo, semanalmente, escolas do munícipio de Piracicaba. No entanto, convidado pela ONG Imaflora para realizar atividades com alunos do Ensino Médio, da escola Phillips Academy, dos Estados Unidos, o programa recebeu segunda-feira, 17/8, sete estrangeiros.

O programa é coordenado pelo professor Antônio Carlos Azevedo, do Departamento de Ciência do Solo e, para essa visita, o técnico coordenador, João Pedro Aidar de Menezes e Filipe Rafael Salvetti Nunes, da equipe executora do Ponte, prepararam atividades teóricas e práticas para discutir os biocombustíveis renováveis com os alunos. “Esperamos que por meio das dinâmicas eles entendam melhor o tema e que, dessa forma, possamos contribuir na formação desses jovens”, ressaltou João Pedro.

Durante as três semanas no Brasil, os estadunidenses estão percorrendo diferentes cidades para compreender melhor questões importantes para o mundo, focando no desenvolvimento sustentável urbano, agrícola, florestal e a utilização de recursos naturais. “O objetivo é que eles se tornem cidadãos globais, além de ser uma oportunidade de conhecerem a cultura de um país novo”, disse Flávia Vidal, professora dos estudantes nos Estados Unidos e que está acompanhando toda a trajetória no Brasil.

Como na ESALQ o foco foi os biocombustíveis renováveis, o Programa Ponte preparou kits de laboratório para que, após uma introdução sobre o processo de produção do etanol, os alunos testassem na prática. Para isso, realizaram um experimento em micro escala de fermentação e destilação do caldo da cana-de-açúcar e produção de carvão vegetal.

A interação durante as atividades possibilitou uma troca de experiências entre os responsáveis pelo Programa Ponte e os estrangeiros, além de contribuir para melhor entendimento de questões sociais e ambientais realmente relevantes no mundo. Após a breve passagem pela ESALQ, os estudantes agora seguem para o Acre, antes de retornarem ao país de origem.

Texto: Ana Carolina Brunelli

Revisão: Alicia Nascimento Aguiar (18/08/2015)

Palavra chave:
Programa Ponte Estados Unidos Biocombustíveis