Projeto Equoterapia da Esalq e FAM-Faculdade de Americana anunciam parceria

Cristiane Correia, professora da Faculdade de Americana e Roberta Brandi, coordenadora do Projeto Equoterapia (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

Difundir conceitos e conhecimentos acerca da interação homem-cavalo, seus benefícios e ações específicas em terapias. Esse é o objetivo principal do curso de Difusão “Atividades assistidas com cavalos”, a ser ministrado no setor de Equinocultura, do departamento de Zootecnia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

As atividades integram uma parceria entre a Esalq e a FAM-Faculdade de Americana, e prevê a capacitação de graduandas do curso de Psicologia nas atividades do Projeto Equoterapia.

Na Esalq a iniciativa é coordenada pela professora Roberta Ariboni Brandi, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FZEA- ESALQ/USP), que coordena o Projeto Equoterapia ao lado do professor Sila Carneiro da Silva, ambos do departamento de Zootecnia da Esalq.

“A parceria com a FAM para capacitar profissionais da área da equoterapia é uma iniciativa muito importante, pois ajudará a suprir a escassez de profissionais com vivencia nessa área. Além disso, a oportunidade de os estudantes FAM interagirem mais com os cavalos e acompanharem as sessões de equoterapia certamente contribuirá para o enriquecimento do conhecimento e experiência deles”, aponta a professora Roberta.

Coordenadora do curso de Psicologia da FAM, a professora Cristiane Correia reforça a importância da parceria e das ações realizadas na equoterapia em prol da saúde mental. “Essa aproximação com a Esalq é um passo importante na formação dos futuros psicólogos. A equoterapia é realmente essencial para a saúde mental, e o fato da Esalq liderar essa iniciativa na região de Americana e Piracicaba é fantástico. A abordagem integrada do estágio, que envolve o trato com os cavalos, o acompanhamento dos pacientes e a orientação às famílias, certamente contribuirá significativamente para a formação dos alunos”.

As graduandas de psicologia começam as atividades na Esalq nesta semana. São seis alunas que estarão em contato direto com os praticantes do projeto, suas famílias e os cavalos. Sobre a relação homem-cavalo, aliás, a professora Roberta lembra que um viés importante do projeto oferecido na Esalq é o mapeamento das características de comportamento de cada animal que, a partir de uma observação científica, são direcionados para cada praticante, potencializando os resultados do tratamento.

Em pouco mais de duas décadas, o Projeto Equoterapia da Esalq já realizou mais de 40 mil atendimentos. Atualmente, atende vinte famílias em situação de vulnerabilidade social de Piracicaba. Interessados em participar, devem aguardar a publicação do edital, com vagas que serão abertas para o segundo semestre de 2024.

Mais informações pelo equoterapia.esalq@usp.br .

Texto: Caio Albuquerque | 22/1/2024