Ranking aponta a USP como a 5ª melhor do mundo em Ciências Agrárias

(divulgação)

A reputação e o alto nível no desenvolvimento de pesquisas em ciências agrárias levaram a Universidade de São Paulo (USP) a despontar mais uma vez em 5º lugar no ranking produzido pela editora U.S. News and World Report, que classifica as melhores faculdades do mundo em 22 áreas do conhecimento. De acordo com o ranking, publicado essa semana, as atividades consideradas nesta área incluem horticultura, ciências dos alimentos e nutrição, produtos lácteos e agronomia, ou seja, esferas que têm contribuição direta da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ).

Em Ciências Agrárias, a USP/ESALQ atingiu 89.6 pontos e, para chegar a classificação, as pontuações são calculadas a partir de uma combinação de pesos e escores para cada um dos indicadores de classificação utilizados em cada ranking temático. Entre os indicadores considerados estão publicações, total de citações, livros, conferências, número de publicações que estão entre os 10 por cento mais citados, reputação global de pesquisa e reputação de pesquisa regional.

Especificamente na área de escopo da USP/ESALQ, são analisadas as revistas científicas com foco em temas como agronomia, ciência do solo e química dos alimentos. Somam na pontuação geral iniciativas que contribuem para melhorar a produtividade agrícola e minimizar os efeitos de pragas nas culturas, experimentos de excelência com animais de reprodução, genética e nutrição. Em resumo, são ponderados estudos, ferramentas, métodos e tecnologias que se relacionam com as necessidades agrícolas.

Liderança em publicações e colaboração internacional

A USP/ESALQ tem a sua frente, no ranking de Ciências Agrárias da USNews a holandesa Wageningen University and Research Center em 1º lugar, com 100 pontos; a norte-americana University of California-Davis em 2º lugar, com 96.3 pontos; a China Agricultural University em 3º com 92.8 pontos e, em 4º fica a também norte-americana Cornell University, com 91.1 pontos.

No entanto, os indicadores individuais mostram índices ainda melhores da universidade brasileira nesta área. Nos quesitos “Publicações” e “Colaboração Internacional” a USP/ESALQ é a líder do ranking. Nas categorias “Total de Citações” e “Número de publicações entre as 10% mais citadas”, a USP/ESALQ ficou classificada como a 4ª melhor do mundo.

O U.S. News and World Report contempla instituições dos EUA e de cerca de 60 outros países, com base em 12 indicadores que medem o desempenho da investigação acadêmica e as suas reputações globais e regionais. Leia aqui o ranking completo ou Clique aqui para ler a classificação em Ciências Agrárias.

Texto: Caio Albuquerque (25/10/2016)