RENOVA é implementado na Esalq

Fisioterapeuta Vera Lucia Martinez Vieira ministrando palestra sobre saúde do trabalhador (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

Como parte das ações voltadas à melhoria de trabalho dos servidores da Universidade de São Paulo (USP), foi promovido na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), nos dias 10 e 11 de setembro, o evento “Saúde do Trabalhador” que marcou início dos trabalhos para implantação do RENOVA – Programa de Aperfeiçoamento e Renovação Funcional no Campus ‘Luiz de Queiroz’.

Instituído pela CODAGE, o programa visa o oferecimento de oportunidades para aperfeiçoamento de condições de trabalho, em particular voltadas para adequação e renovação funcional para funcionários com restrições médicas, por meio de ações conjuntas entre SESMT, Escola USP e DRH. “O funcionário que tem uma restrição médica e acredita que essa restrição está dificultando seu trabalho e que necessita de uma função mais adequada à sua capacidade laborativa, pode procurar a chefia, preencher um formulário e encaminhar para o médico do trabalho para que ele avalie se essa restrição se encaixa ou não no programa”, explicou a assistente social da Divisão de Saúde Ocupacional da USP, Ariana Celis Alcântara.

A assistente social reforçou, ainda, que o programa é voltado à readaptação de funcionários enquadrados no nível básico que apresentam quadro de restrições permanentes para o desempenho das atividades habituais, de acordo com o histórico em prontuário médico.

Durante os dois dias de trabalho, assistentes, chefias e servidores de nível básico acompanharam apresentação dos principais objetivos e dos benefícios do programa pelo DRH e toda a equipe do RENOVA composta por servidores do DRH, Divisão de Saúde Ocupacional, Escola Técnica de Gestão, FFCLRP – LabPOT, Divisão de Saúde Ocupacional, Serviço de Fisioterapia UBAS/USP/Piracicaba e PUSP-LQ. Na ocasião, assistiram palestras como ‘Saúde como fator de risco para adoecimento no trabalho’, com a fisioterapeuta da Esalq, Vera Lucia Martinez Vieira. Ela está confiante de que o programa se agregará aos projetos já existentes na instituição. “O RENOVA veio para complementar os objetivos que tínhamos com o nosso programa de reabilitação profissional. Acredito que aqui no Campus USP ‘Luiz de Queiroz’, o programa terá sucesso”.

Complementando a programação com palestras, a professora Marina Grechi Sticca, coordenadora do Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho (LabPOT) da USP, e a assistente social Ariana, discorreram sobre os temas ‘Fatores de risco psicossociais no trabalho’ e ‘Saúde, bem-estar e trabalho’.

Fábio Albino Zagui, responsável pela Seção Técnica de Carreira do DRH da USP, adiantou que a primeira edição do RENOVA foi realizada no Campus da USP de São Paulo. “Na primeira etapa, iniciada em março de 2017, foi prevista a participação apenas dos funcionários do grupo básico lotados na Capital. O sucesso e a repercussão positiva da iniciativa motivou a Administração Central a promover a expansão do programa, ainda atendendo somente servidores do grupo básico. Em abril, as atividades aconteceram no Campus da USP de Ribeirão Preto. Agora, nos encontramos no Campus USP “Luiz de Queiroz” e, em breve, levaremos aos demais campi”.

Para Wilson Januário, funcionário do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN) da Esalq, o programa parece ser bom.  “ É uma motivação a mais para os funcionários com restrições médicas, pois estes podem apresentar qualquer dificuldade no ambiente de trabalho e a USP está olhando para esse lado”.

Vale lembrar que, na manhã do dia 10, a equipe RENOVA dedicou o período para capacitação da equipe de apoio local apresentando o fluxo de procedimentos do programa, demonstrando o preenchimento do formulário de solicitação da AMO (avaliação médico-ocupacional), explanando sobre o acolhimento e o termo de adesão, como realizar entrevistas (experiências, habilidades e expectativas), demonstrando possibilidades de readaptação (alteração de função/Unidade, atuação num novo ambiente de trabalho), como avaliar questões de saúde e segurança, como orientar novas chefias, como possibilitar capacitação e como proceder o acompanhamento de pessoal.

Etapas do programa

1. O primeiro passo é a solicitação da avaliação médico-ocupacional pelos servidores que preenchem os requisitos para a participação – pré-elegíveis, conforme histórico médico e parecer em atestado de saúde ocupacional;
  2. Na avaliação médico-ocupacional – etapa seguinte – o médico irá emitir seu parecer se o funcionário é elegível ou não;
  3. Na sequência, o servidor passa pela etapa de acolhimento, em que a assistente social apresenta os objetivos e benefícios do programa – é nesse momento que o servidor opta ou não pela adesão ao programa;
  4. Depois é realizada entrevista no DRH para colher informações sobre habilidades, expectativas e experiência de trabalho;
  5. Definidas as novas condições de trabalho e iniciadas as novas atividades, são oferecidas orientações sobre capacitação e o funcionário recebe acompanhamento da equipe durante o processo de readaptação por seis meses.

Mais informações em: http://www.usp.br/drh/trabalhe-na-usp/carreiras-usp/carreira-funcionarios/renova/ .

Texto: Alicia Nascimento Aguiar (MTb 32531) e Júlia Heloisa Silva (estagiária de Jornalismo) | 24.09.2019

Palavra chave:
restrição médica funcionários nível básico saúde do trabalhador Codage condições de trabalho