Roda de conversa debateu relações étnicas e o mundo do trabalho

Foto: Júlia Heloisa SiIlva
Editoria:

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP) sediou, no último dia 14 de novembro, uma roda de conversa sobre Relações Étnicas e o Mundo do Trabalho, sob organização do Grupo de Estudos de Carreira, Organizações e Pessoas (Gecop).

Promover um diálogo de modo que as pessoas reflitam os espaços a que pertencem, foi o objetivo do evento que teve como palestrante o administrador de empresa, comerciante e servidor público, Acácio Godoy, que falou sobre empreender a moda brasileira e modelo periférico de empreendedorismo e a historiadora Marilda Soares, que abordou a história social do trabalho em um recorte étnico.

“Eu também sou ‘filha’ da USP e na época que fiz a graduação, a temática afro-brasileira não era abordada. Com o passar do tempo, as políticas afirmativas foram abrangendo não só medidas legais e práticas dentro da sociedade, como também a própria universidade passou a se sensibilizar por essa temática”, afirmou Marilda.

A professora Heliani Berlato, coordenadora do Gecop, falou sobre a necessidade de abordar o tema da consciência negra. “Temos sim que ter um mês para se falar da consciência negra. O ideal era que todos tivessem consciência, mas como ainda falta essa ‘consciência humana’, precisamos de um mês para pensar sobre o assunto”, concluiu a professora.

Aa roda teve início às 12h30 e acabou por volta das 14 horas. Ao final, foi sorteado aos participantes um livro da filosofa Angela Davis.

Texto: Júlia Heloisa Silva | Estagiária de Jornalismo

Revisão: Caio Albuquerque