Série Produtor Rural lança cartilha sobre processamento da farinha de raspa de mandioca

Crédito: Paulo Soares
Editoria:

Para desfrutar dos conhecimentos e técnicas inseridas em nova cartilha, ajudar a divulgar essas informações às pessoas comprometidas com uma agricultura sustentável, que respeitam os recursos naturais, a diversidade social e cultural, a Série Produtor Rural acaba de lançar o exemplar que aborda o processamento da farinha de raspa de mandioca.

A edição de número 77 da série destaca que valorizar os produtos da mandioca é fortalecer a agricultura familiar e sua cultura agroalimentar, contribuindo assim para a geração de renda no campo e para a conservação da agrobiodiversidade brasileira, a partir de tecnologias ambientalmente responsáveis e socialmente adequadas.

A cartilha apresenta informações úteis para auxiliar agricultores familiares, sobretudo nas atividades produtivas de uma agroindústria voltada para o processamento passo a passo de um tipo de farinha de mandioca integral, também chamada farinha de raspa, que pode ser utilizada para a preparação de pães caseiros, bolos e massas naturalmente sem glúten.

Uma seção especial ao término da cartilha apresenta receitas deliciosas preparadas com farinha de raspa, as quais dispensam o uso da farinha de trigo e, por isso, são ideais para uma alimentação de pessoas celíacas ou com outras desordens relacionadas ao glúten.

Dividida em oito capítulos, a cartilha discorre sobre: mandioca – um alimento versátil e tipicamente brasileiro; o que é farinha de raspa de mandioca; por que produzir e usar a farinha de raspa; valores nutricionais e classificação; etapas do processamento da farinha de raspa; rotulagem; boas práticas de fabricação; e receitas caseiras (pão de abóbora sem glúten e sem leite, bolo de laranja sem glúten e sem leite, bolo de cacau e bolo de fubá).

A produção foi elaborada no âmbito do Projeto Assentamentos Agroecológicos (PAA), em parceria do Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental (NACE-PTECA) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF) e do Laboratório de Frutas e Hortaliças do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq (LAN/Esalq).

Autores

• Mayara Rúbia Budemberg Santos de Oliveira Engenheira Florestal - Laboratório de Frutas e Hortaliças (Esalq)
  • Raquel Silveira Ramos Almeida - Pesquisador de Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (Esalq)
  • Érica Speglich - Diretora de criação (Maritaca Divulgação Científica)
  • Fábio Frattini Marchetti - Pesquisador de Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada (Esalq/Cena)
  • Fernanda Corrêa de Moraes - Engenheira Agrônoma - Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca/Esalq)
  • João Dagoberto dos Santos - Engenheiro Florestal - Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental (Nace-Pteca/Esalq)
  • Marta Helena Fillet Spoto - Professora Titular do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN/Esalq)

Confira essas e demais informações no link:

Série

A Série Produtor Rural é uma publicação seriada produzida desde 1997 pela Divisão de Biblioteca da Esalq para atender as demandas por conteúdos na área agrícola com linguagem simples e clara, destinada especialmente ao pequeno produtor rural e / ou agricultor familiar, tendo em vista o item 2 dos 17 objetivos do Desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU: “Fome Zero e Agricultura Sustentável”. A coleção completa, além de estar disponível para venda, pode ser encontrada no acervo da Biblioteca e, até mesmo, download gratuito.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 12.12.2022