Série Produtor Rural lança exemplar sobre biologia molecular

Crédito: Denise Guimarães
Editoria:

Biologia Molecular é a ciência que estuda as moléculas da vida responsáveis pela duplicação, leitura e tradução da nossa informação genética. Esse código é uma combinação de quatro diferentes letras, A, C, T e G formando uma sequência de aproximadamente três bilhões destas letras. As letras em referência representam as moléculas de Adenina, Citosina, Timina e Guanina e a sequência do código formada por elas se chama informação genética ou DNA (ácido desoxirribonucleico).

A definição apresentada inicia a publicação ‘Biologia Molecular’, exemplar número 74 da Série Produtor Rural, editada pela Divisão de Biblioteca da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). A autoria é de Aline Silva Mello Cesar, docente do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq, e de Gabriel Costa Monteiro Moreira, pós-doutorando – Unit of Animal Genomics – GIGA / University of Liège (Uliège).

Entendendo que a biologia molecular estuda os organismos do ponto de vista molecular, com foco em moléculas como DNA, RNA e proteínas, a publicação aborda as principais profissões que utilizam os conhecimentos da biologia molecular para uma maior eficiência na produção mundial de alimentos de maneira segura, com qualidade e menor custo. Entre elas, Zootecnia, Ciência e Engenharia de Alimentos, Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Nutrição, entre outras. Além das áreas envolvidas com a produção de alimentos, a biologia molecular também é aplicada às outras áreas como: Medicina Humana, Medicina Forense, Química, Biologia, Farmácia, entre outras. Assim pode-se perceber a importância da biologia molecular no nosso dia-a-dia.

De maneira didática, a publicação que envolve questões como informação genética e organismos geneticamente modificados explica, por exemplo, a possibilidade de conferir a origem de um alimento ao atestar se o queijo comercializado foi produzido a partir de leite de vaca, búfala ou cabra, ou se a linguiça de suíno contém somente carne de suíno sem adição de outras espécies animais.

Sobre organismos geneticamente modificados (OGM), o que se explica é que estes possuem modificações no seu DNA de modo a favorecer características de interesse tais como cor, tamanho, adaptação etc. Um exemplo são os chamados transgênicos, os quais possuem no seu código genético uma sequência inserida de outro organismo de modo a favorecer características de interesse.Para conferir essas e outras questões, acesse o exemplar:

Série

A Série Produtor Rural é uma publicação seriada produzida desde 1997 pela Divisão de Biblioteca da Esalq para atender as demandas por conteúdos na área agrícola com linguagem simples e clara, destinada especialmente ao pequeno produtor rural e / ou agricultor familiar, tendo em vista o item 2 dos 17 objetivos do Desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU: “Fome Zero e Agricultura Sustentável”. A coleção completa, além de estar disponível para venda, pode ser encontrada no acervo da Biblioteca e, até mesmo, download gratuito.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 19.12.2022