Simpósio sobre Manejo da Pastagem soma 30 edições como evento consolidado no setor

Evento aconteceu nos últimos dias 5 e 6 de setembro, em Piracicaba (crédito: Paola Miori)
Editoria:

O tradicional Simpósio sobre Manejo da Pastagem organizado pelo Departamento de Zootecnia da Esalq/USP e apoiado pela Fealq chegou à 30ª edição confirmando o status de um evento consolidado e de grande relevância para o setor pecuário brasileiro. Realizado nos últimos dias 5 e 6 de setembro, em Piracicaba (SP), o simpósio reuniu este ano cerca de 300 participantes no Espaço Conagro, da Coplacana, para discutir e refletir sobre questões relacionadas ao tema “Pastagens – a base para sistemas de produção animal sustentáveis e competitivos no agronegócio.”

“É o evento da área de pastagem mais longevo do País, que está completando 50 anos. Foi idealizado em 1972, com a primeira edição ocorrendo em 73, e, desde então, busca acompanhar a evolução da atividade pecuária, da ciência e da demanda por tecnologias, para elencar a cada edição temas relevantes e que impulsionem o setor produtivo”, destaca o professor Carlos Pedreira, que coordena o simpósio juntamente do professor Sila Carneiro, ambos do departamento de Zootecnia da Esalq.

O formato técnico-científico é outra característica forte do evento, ao reunir um mix de profissionais do setor bastante amplo e ativo na difusão de conhecimentos sobre o mercado e inovações da produção animal baseada no uso de pastagens.

“Nós conseguimos unir produtores, consultores, membros da academia, pesquisadores, para trocar ideias, experiências e informações. Temos produtores que são referências nas suas regiões e que vêm compartilhar casos de sucesso; pesquisadores falando das tecnologias de ponta e trazendo soluções para a pecuária.  Esse intercâmbio é muito rico e prazeroso para os participantes”, diz Pedreira.

A 30ª edição do simpósio estava programada para 2021, mas, por conta da pandemia, foi adiada para ocorrer no modo presencial. O evento de 2022 contou com 13 conferencistas, com bagagens nacional e internacional, que falaram sobre melhoramento genético das plantas forrageiras, Sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta, inteligência artificial, riscos e oportunidades pós-pandemia, entre outros assuntos.

HOMENAGEM – Na abertura do simpósio, foi prestada homenagem ao agrônomo José Carlos de Moura, que participou desde o início da implementação do evento. Contribuiu fortemente com o estreito envolvimento entre a comissão organizadora e a Fealq, que acolheu o simpósio como uma de suas primeiras atividades por meio do CDT (Centro de Difusão de Tecnologia).

Informações Comuicação/Fealq (8/9/2022)