Thais Vieira é a primeira mulher a assumir a Diretoria da Esalq

Thais Vieira e Marcos Milan (crédito: Gerhard Waller)

A partir desta terça-feira, 17/1, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) passa a escrever mais um capítulo histórico da sua trajetória de 122 anos. Pela primeira vez, desde a sua criação em 1901, uma mulher assume a direção da entidade. Thais Maria Ferreira de Souza Vieira e Marcos Milan, iniciam sua gestão como diretora e vice-diretor, respectivamente. O processo eleitoral na Esalq ocorreu em novembro de 2022, quando a chapa vencedora teve 74 votos.

Thais Vieira é docente do departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição e presidiu a Comissão de Graduação da Esalq desde 2019. Milan está lotado no departamento de Engenharia de Biossistemas e leciona disciplinas na graduação e pós-graduação. Daqui, até janeiro de 2027, terão a responsabilidade de dirigir uma das unidades fundadoras da Universidade de São Paulo (USP), que conta com cerca de 3 mil estudantes, 660 servidores entre docentes e técnico administrativos, 12 departamentos, 140 laboratórios e uma área de mais de 3.800 hectares, o que corresponde 48% da área total da USP.

João Roberto Spotti Lopes, Durval Dourado Neto, Thais Vieira e Marcos Milan

Nova gestão – Por conta das restrições sanitárias, a transmissão da gestão na Esalq ocorreu de maneira protocolar na tarde de segunda-feira, 16/1, com os professores Durval Dourado Neto e João Roberto Spotti Lopes (então diretor e vice-diretor respectivamente) recebendo os novos gestores no gabinete da Diretoria.

Cerimônia – A nova gestão se inicia assim neste 17 de janeiro, com a cerimônia solene de posse marcada para março. Essa modificação no calendário ocorreu em alinhamento à determinação da reitoria da USP, que indicou o retorno do uso das máscaras desde 16 de novembro de 2022. Segundo o comunicado oficial, “recomenda-se a não realização de eventos festivos, confraternizações, coffee breaks ou qualquer outro evento similar que estimule os participantes a retirar a máscara para ingestão de alimentos e, consequentemente, aumente a possibilidade de transmissão do vírus”.

Thais Maria Ferreira de Souza Vieira – A nova diretora da Esalq é Engenheira Agrônoma formada pela Esalq/USP em 1995. É Doutora em Tecnologia de Alimentos pela Unicamp (2003), com período sanduíche no CIRAD, Montpellier, França e Livre Docente pela USP (2015). Foi pesquisadora visitante na University of California, Davis (2018-2019) e pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos (2003-2005). Foi vice-coordenadora da Comissão de Coordenação de Curso - Engenharia Agronômica (2012-2015), coordenadora da Comissão de Coordenação de Curso - Ciências dos Alimentos (2015-2018) e presidente da Comissão de Graduação da Esalq desde 2019. Desde 2021 é Coordenadora do Subcolegiado de Agricultura, Silvicultura, Pesca e Veterinária e membro do Conselho Deliberativo da CTAA - Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação, INEP/MEC. Coordenadora de convênios de cooperação internacional (ONIRIS, Institut Agro, Bordeaux Sciences Agro, Vetagrosup, UFRO) e do programa de duplo diploma Esalq/ONIRIS (França). Foi vencedora do Prêmio de Excelência em Docência de Graduação da Esalq e do Prêmio de Excelência em Docência da USP, ambos em 2013. Ministra disciplinas de graduação e pós-graduação em desenvolvimento de produtos e processos e coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados à otimização de processos, utilizando tecnologias amigáveis ao meio ambiente, para obtenção de ingredientes funcionais a partir de co-produtos e resíduos agroindustriais, com foco em antioxidantes e com aderência ao ODS 12.

Marcos Milan – É graduado em Engenharia Agronômica pela Esalq/USP (1979), tem mestrado pela USP e doutorado em Agricultural Engineeering - Cranfield University (1992), UK. É Professor Titular junto ao Departamento de Engenharia de Biossistemas da Esalq/USP e tem experiência na área de Engenharia Agronômica/Agrícola com ênfase em Mecanização Agrícola e em Gestão pela Qualidade (lean production- produção enxuta). Atuou como examinador nos ciclos 2014 e 2015 do Prêmio Paulista de Qualidade da Gestão do Instituto Paulista de Excelência da Gestão, IPEG.

Texto: Caio Albuquerque (16/1/2023)
Fotos: Gerhard Waller