Tour Virtual pelo Museu “Luiz de Queiroz”

Editoria:

No próximo dia 25 de setembro de 2021, o Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz”, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) realizará um tour virtual.

A atividade será realizada das 14h as 16h, integrará o calendário da15ª Primavera dos Museus, e contará com um roteiro guiado por monitores, apresentando os itens que compõem as coleções do acervo, bem como o edifício em que o museu se encontra alocado.

Oferecida pelo Museu "Luiz de Queiroz" e pelo CRECIN (Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza), orientado pela professora Rosebelly Nunes Marques, do departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq, a ação será gratuita e totalmente remota. As inscrições estão abertas até dia 25/09, podendo ser feitas a partir do link: https://forms.gle/yH9LchQ56BBNX7AN8

Museu Luiz de Queiroz

Criado em 5 de abril de 1984, o Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz” é administrado pelo Serviço de Cultura e Extensão Universitária – SVCEx da Esalq.

Com a missão de preservar a memória da Esalq, bem como do seu idealizador, Luiz de Queiroz e sua esposa, Ermelinda Queiroz, o local promove exposições permanentes, temporárias e itinerantes, além de desenvolver projetos socioeducativos, vinculados aos pilares do ensino, pesquisa, extensão e cultura, por meio de atividades técnicas e de visitas monitoradas.

Com itens do acervo que compõem coleções temáticas, estão expostas salas que apresentam desde maquinários agrícolas e equipamentos didáticos utilizados no campus, até a história da mecanização no campo, a trajetória da Esalq como instituição de ensino, além de recortes sobre o panorama do café no estado de São Paulo. (Saiba mais: https://www.esalq.usp.br/svcex/museu).

Sobre o evento – Organizado pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus, a edição comemorativa dos 15 anos da Primavera dos Museus será realizada entre os dias 20 e 26 de setembro de 2021. Com o tema “Museus: perdas e recomeços”, o evento conta com mais de 680 instituições inscritas, ultrapassando, também, mais de 1.700 atividades em todo o Brasil voltadas ao público, entre shows, teatros, seminários, exposições, cinemas, visitas mediadas, debates, lançamentos de livros, workshops, festivais, etc.

#PrimaveraDosMuseus2021 #MuseuLQ #ESALQ #USP

Texto: Caio Albuquerque (10/09/2021)