USP é a melhor latino-americana segundo ranking dos Emirados Árabes

Fotomontagem sobre imagens Jorge Maruta e CWUR

O Centro para Rankings Mundiais de Universidades (CWUR, na sigla em inglês), consultoria na área de educação dos Emirados Árabes Unidos, classificou a USP como a 128ª melhor universidade do mundo. O ranking foi divulgado no dia 5 de agosto. Apesar de registrar queda em relação à avaliação do ano passado, a USP continua sendo a instituição mais bem classificada da América Latina.

As cinco primeiras posições são ocupadas pela Universidade de Harvard (1º lugar), Instituto de Tecnologia de Massachusetts (2º), Universidade de Stanford (3º), Universidade de Cambridge (4º) e Universidade de Oxford (5º).

Entre as brasileiras, depois da USP, as mais bem colocadas são a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 349ª posição; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 353ª; e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em 444º lugar.

Elaborado desde 2012, na edição deste ano o ranking ampliou de mil para 2 mil o número de instituições avaliadas e alterou as notas atribuídas aos indicadores: quantidade de ex-alunos vencedores de prêmios internacionais (25%), empregabilidade (25%), quantidade de docentes vencedores de prêmios internacionais (10%), número de publicações (10%), número de artigos publicados em revistas especializadas (10%), influência dos artigos (10%) e citações dos artigos (10%).

Nesses quesitos, a USP obteve a melhor pontuação nos itens referentes ao desempenho na pesquisa, ficando na 89ª classificação.

Texto: Adriana Cruz | 06/08/2019