USP lança aplicativo Alumni

Aplicativo pretende reunir informações dos titulados nos cursos de graduação e programas pós-graduação (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

São vários profissionais formados pela Universidade de São Paulo (USP) que se notabilizaram ao longo da vida, contribuindo de forma significativa e, muitas vezes decisiva, para o progresso cultural, científico e social da Universidade, do País e do Mundo.

Diante dessa premissa, a USP lançou hoje, 10/11, o projeto Alumni, uma plataforma virtual com o propósito de reunir informações de todos os titulados nos programas de graduação e pós-graduação (mestrado, mestrado profissional e doutorado). “Esse trabalho tem sido uma aspiração recorrente das Reitorias. Saber e poder mensurar o sucesso profissional do uspiano, que cargo ocupa e em que empresa e sua renda, tem sido uma demanda antiga e agora se coloca em marcha graças a um aplicativo desenvolvido especificamente para este fim”, explica a professora da ESALQ, Marisa Aparecida Bismara Regitano d’Arce, coordenadora do projeto.

Alumni – O termo significa ex-aluno, sendo utilizado para denominar turmas formadas em cursos universitários, especialmente nos Estados Unidos da América. “Tanto os formados dos cursos de graduação a partir de 1974 e dos da pós-graduação a partir de 1986 poderão se cadastrar no site”, reforça a professora Marisa. O lançamento do sistema ocorre ainda em uma escala piloto, com sete unidades, para que os necessários ajustes sejam feitos, antes que abranja toda a universidade. “Aqueles que estiverem fora dessa faixa, devem entrar em contato com a unidade, pois os dados dessa época ainda não são digitais”.

Por meio do aplicativo Alumni USP o egresso poderá encontrar seus colegas de turma e criar sua própria rede de contatos, com regras de privacidade que o próprio usuário define. Para evitar que o ingresso no sistema seja mais um questionário para as pessoas responderem, tanto as informações do Currículo Lattes como do LinkedIn são absorvidas e atualizadas concomitantemente. “Esperamos uma boa receptividade dos uspianos que poderá ser ampliada graças ao uso das redes sociais”, complementa.

Além da ESALQ, as unidades que já integram o projeto são a Escola de Enfermagem, a Escola Politécnica, a Faculdade de Saúde Pública, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo e o Instituto de Física de São Carlos.

Os egressos da ESALQ podem acessar o aplicativo clicando aqui.

Texto: Caio Albuquerque (10/11/2015)

Palavra chave:
alumni