USP tem 16 cursos entre os 50 melhores do mundo

fotomontagem de Jornal da USP com imagens de Cecília Bastos/USP Imagens e Reprodução/QS World University Rankings

A USP está entre as melhores universidades do mundo em 44 das 55 áreas específicas avaliadas no QS World University Ranking by Subject. O ranking, divulgado neste mês de abril, traz áreas específicas agrupadas em cinco grandes áreas e a USP está entre as 100 melhores na classificação geral de todas as cinco: Ciência Social e Administração (41ª), Artes e Humanidades (46ª), Ciências da Vida e Medicina (44), Ciências Naturais (58ª) e Engenharia e Tecnologia (57ª).

Desse total, 16 áreas específicas da USP estão classificadas entre as 50 melhores, entre elas Agricultura e Silvicultura (32ª posição). Nesta área do saber, destaca-se as contribuições da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), que oferece os cursos de graduação em Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal.

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, comentou sobre o impacto da USP nas Ciências Agrárias. “A USP é avaliada pelo seu impacto na sociedade e essa área é considerada estratégica dentro da Universidade, tanto que está contemplada entre os centros de pesquisa de atuação multidisciplinar criados no ano passado. Nossa atuação nesse âmbito tem potencial de mudar a agricultura brasileira e colocar a USP na fronteira mundial do conhecimento, resolvendo questões complexas como a transição energética e alimentar”.

Para a diretora da Esalq, professora Thais Vieira, a colocação destacada da USP em Agricultura e Silvicultura, posiciona a instituição diante dos desafios da sociedade e reforça a responsabilidade na formação de recursos humanos de excelência. “Mantemos nosso compromisso com a formação de profissionais capazes de resolver demandas estratégicas tanto na graduação quanto na pós-graduação”.

Desde 1901, ano de sua fundação, a Esalq já formou cerca de 12.800 engenheiros agrônomos mais de 1.200 engenheiros florestais, figurando entre as principais instituições do mundo em Ciências Agrárias.

Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.

Texto: Caio Albuquerque (16/4/2024)