XIII Oficina de QGIS para Agricultura de Precisão

Acontecerá no próximo dia 6 de agosto, a 13ª edição da Oficina de QGIS para Agricultura de Precisão. O evento é uma realização do Grupo de Mecanização e Agricultura de Precisão (gMAP), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

As atividades serão realizadas on-line, abordando introdução ao QGIS com a utilização de funções dedicadas à Agricultura de Precisão (AP) com treinamento nas principais ferramentas de SIG nas práticas de AP, passando por módulos de inserção, visualização, processamento e interpretação de dados.

Podem participar estudantes, produtores e profissionais da área com noções mínimas de computação. Outras informações e inscrições: https://fealq.org.br/eventos/xiii-oficina-de-qgis-para-agricultura-de-pr...

Programa

8:00 – 8:40 – Introdução: Definições importantes no gerenciamento de dados por SIGs

(Sistemas de Informação Geográfica), distinções entre dados vetoriais e raster, ascensão

e vantagens do QGIS.

8:40 – 11:00 – Vetor: Definição de dados vetoriais, conceitos e importância,

familiarização com o software QGIS e manipulação de dados vetoriais sob distintas

extensões (ex: utilização de dados geográficos para geração de grades amostrais).

11:00 – 11:15 – Intervalo

11:15 – 12:30 – Raster: Confecção e interpretação de mapas a partir de dados brutos (ex:

recomendação de calagem a taxa variada a partir de amostragens de solo), interpolação

por IDW e conversão de camadas raster em camadas vetoriais.

12:30 – 13:30 – Almoço

13:30 – 14:30 – Raster: Importância e limitação dos dados tipo raster (ex: isolinhas e

declividade).

14:30 – 16:30 – Raster: geração de mapas através de imagens de satélites – obtenção,

manipulação (ex: recorte, estilização) e cálculos (ex: índices de vegetação).

16:30 – 16:45 – Intervalo

16:45 – 17:30 – Layouts: Composição de mapas para impressão.

17:30 – 18:00 – Questionário, discussão e encerramento.