Cláudio Lopes de Souza Junior recebe homenagem

Formado em Engenharia Agronômica na turma 1978, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), o docente  Cláudio Lopes de Souza Junior, do Departamento de Genética, se aposenta após 32 anos de dedicação à instituição.

Em 1980, foi contratado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para prestar serviços na Esalq, trabalhando com pesquisas cientificas na área de melhoramento de plantas. No inicio de 1985, a Embrapa o convocou pra trabalhar no Centro Nacional de Pesquisa de Milho, mas em abril de 1986, retorna a Esalq como docente assistente.

O professor concluiu seu mestrado em Agronomia Genética e Melhoramento de Plantas (1981), doutorado em Agronomia Genética e Melhoramento de Plantas (1983), ambos pela Esalq. Atuou sempre na área de Genética Vegetal, especialmente com Genética e Melhoramento de Espécies Alógamas, com experiência em Genética e Melhoramento de Milho e Genética Quantitativa.

Foi Chefe do Departamento de Genética na Esalq por três mandatos. “Tenho seis anos de Embrapa, trabalhando com pesquisa e com ensino, trinta e dois anos na Esalq, somando tudo, são trinta e oito anos trabalhando com melhoramento genético”.

Em sua despedida, o professor revela com o que mais se identificou. “Voltei a Esalq porque minha identificação maior era com a universidade, com as aulas, principalmente com a orientação de alunos de pós-graduação. O que me deixou muito satisfeito e orgulhoso foi a formação de aproximadamente 70 alunos pós-graduados, meus orientados, que estão, sem exceção, trabalhando na área”.

Sobre a aposentadoria, diz que por ora não tem planos. “Não pensei em nada ainda. Quero tirar um período pra poder colocar as coisas atrasadas nos seus devidos lugares, visitar mais a família. Tenho o maior privilégio de ter trabalhado aqui, com os colegas do Departamento. Mas se eu sentir que posso contribuir com algo, eu volto”.

Texto: Gabriela Martins Spolidoro | Estagiária de Jornalismo

Revisão: Caio Albuquerque

22/06/2018

Cláudio Lopes de Souza Junior e Durval Dourado Neto (Crédito: Gerhard Waller)