Luiz Antônio Gallo iniciou sua carreira acadêmica na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) há 28 anos, tempo em que atuou como docente no Departamento Ciências Biológicas (LCB). Neste mês de novembro, após esses anos de dedicação à instituição, Gallo aposentou-se e foi recebido e homenageado pelo diretor da Escola, professor Luiz Gustavo Nussio.
Biólogo de formação, com graduação concluída em 1974 na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp), mestrado em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (USP/CENA) em 1979, doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela USP em 1994, e pós-doutorado pela Rutgers University – Cook College , nos Estados Unidos, em 1998, Galo foi membro da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da ESALQ e consultor das revistas Scientia Agricola e Brasileira de Plantas Medicinais.
No LCB, Gallo direcionou seus trabalhos nas áreas de Marcadores Moleculares, Bioquímica de Plantas, Cultura de Tecidos Vegetais, Análises Bioquímicas e Micropropagação de Plantas de Interesse Comercial. Para ele, entre seus trabalhos desenvolvidos na ESALQ, o de maior importância foi o de desenvolver um site voltado para o aluno, no qual pudesse ser verificado toda a matéria disponível, notas e programas de ensino. “ Essa parte foi a que eu desenvolvi com mais intensidade. Lá, o aluno nota a importância da disciplina, verifica toda aula que você vai dar, podendo estudar antes ou depois, então é uma orientação”, disse Gallo.
A diretoria despediu-se do docente, na manhã de terça-feira, dia 21, onde ele recebeu das mãos do Diretor da ESALQ, Luiz Gustavo Nussio, um Termo de Reconhecimento pelas suas contribuições. “Todo professor desenvolve um trabalho dentro da ESALQ, mas, normalmente, você é reconhecido no Conselho Universitário. Esse reconhecimento pessoal, pelo diretor, é uma coisa extremamente importante, que marca profundamente a vida do docente”, concluiu o aposentado.
Texto: Caio Nogueira
Revisão: Alicia Nascimento Aguiar