Aluno Ingressante

Bem-vindos à ESALQ, Escola do interior paulista que pertence à Universidade de São Paulo (USP). Nesta instituição pública e de ensino gratuito, começa uma nova etapa da sua vida pessoal, profissional e social; por isso, para integrá-lo à comunidade esalqueana, fique atento às informações:

 

Matrículas (FUVEST e SISU)

Consulte aqui os calendários da FUVEST e do SISU, bem como o Manual do Candidato (pág. 66) para verificar os documentos exigidos para a matrícula na USP (ingresso tanto pela FUVEST, quanto pelo SISU).

 

Matrícula - Etapa Presencial

Os alunos ingressantes deverão comparecer ao Serviço de Graduação da ESALQ, nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2019, das 08h00 às 11h30 e das 13h00 às 19h00, para a matrícula - etapa presencial com conferência de documentos do aluno, que deverá ser feita pessoalmente ou por procuração. (Convocados em 1ª a 5ª chamadas FUVEST e SISU Chamada Regular, 1ª e 2ª Lista de Espera.

 

Informações Importantes

A ESALQ possui doze departamentos. As disciplinas que pertencem a cada departamento são designadas por códigos. Ex.: LCB0103

L - de Luiz de Queiroz
CB - de Departamento de Ciências Biológicas
0103 - nº correspondente à disciplina

Assim, as iniciais abaixo, referem-se aos Departamentos de:

  • LAN – Agroindústria, Alimentos e Nutrição
  • LCB – Ciências Biológicas
  • LCE – Ciências Exatas
  • LCF – Ciências Florestais
  • LEA – Entomologia e Acarologia
  • LEB – Engenharia de Biossistemas
  • LES – Economia, Administração e Sociologia
  • LFN – Fitopatologia e Nematologia
  • LGN – Genética
  • LPV – Produção Vegeral
  • LSO – Ciência do Solo
  • LZT – Zootecnia

Há também o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) que ministra disciplinas nos cursos da ESALQ e recebem a sigla CEN. Exemplo: CEN0109 Ecologia Geral. As disciplinas interdepartamentais detêm a sigla 011.

 

Requisitos

As disciplinas em que o aluno efetuar matrícula neste semestre não exigem requisitos. As disciplinas que deverá cursar no 2º semestre de 2019 exigirão como requisitos as disciplinas do 1º semestre. Exemplo: para cursar no 2º semestre de 2019 a disciplina LSO0210 Geologia Aplicada a Solos, o aluno deverá ter cumprido a LCE0108 Química Inorgânica e Analítica. 

 

Liberação automática de disciplinas optativas

O aluno que obtiver trancamento parcial de matrícula ou ficar reprovado em disciplinas optativas poderá, em toda a sua vida escolar, requerer liberação de apenas duas disciplinas. Aprovado pela Comissão de Graduação em reunião realizada em 04.10.93.

Mais informações, solicitar junto ao Serviço de Graduação.
Fones: (0xx19) 3429-4158/4294 E-mail: sagradua@usp.br

 

Aproveitamento de estudos (equivalência de disciplinas)

Os candidatos chamados para matrícula na USP, que estejam cursando ou já tenham concluído outro curso superior e que pretendam solicitar o aproveitamento de estudos (equivalência) em disciplinas cursadas anteriormente, devem proceder do modo descrito a seguir. Até, no máximo, três dias após a matrícula, terão que apresentar no departamento envolvido (exemplo: LAN, LCE, LES, LSO, etc.) da ESALQ, a documentação abaixo especificada:

  1. Requerimento fornecido pelo Serviço de Graduação no dia da matrícula (ou disponível nesta página para impressão), devidamente preenchido, datado e assinado.
  2. Histórico escolar completo, até a data da matrícula, contendo notas, unidades de crédito e as respectivas cargas horárias das disciplinas cursadas.
  3. Programas detalhados das disciplinas cursadas, devidamente autenticados pela Instituição de Ensino Superior de origem (os alunos da USP não precisam autenticar os programas das disciplinas).

Importante: as datas dos programas devem ser as mesmas daquelas em que o candidato cursou a disciplina.

Cumprindo tais exigências e obedecendo os prazos, o aluno, uma vez aprovado seu requerimento, poderá ser alocado em semestres posteriores ao primeiro, sem prejuízo de seu direito à vaga. Assim, o aluno terá a possibilidade de iniciar o primeiro semestre letivo de 2018 corretamente matriculado nas disciplinas para as quais foi considerado habilitado. Na USP, a decisão final, sobre aproveitamento de estudos numa disciplina, é matéria da competência exclusiva das Comissões de Graduação das Escolas responsáveis pelas disciplinas, após manifestação dos respectivos Departamentos.

Disciplinas cursadas fora da USP poderão ser aproveitadas até o máximo de 2/3 do total de créditos exigidos para completar o curso (resolução CoG nº 6.612 de 13/09/2013).

Obs: imprimir os formulários (frente e verso).

Requerimento 1 - para alunos oriundos de outras Instituições de Ensino Superior ou de outra Unidade da USP.

Requerimento 2 - para alunos da "ESALQ para ESALQ" (reingresso).

 

Consulte também:

 

SVG-13.02.2019