Professor é nomeado cônsul da Sociedade Internacional de Ecologia Microbiana

Fernando Dini Andreote dará início aos trabalhos, no Brasil, em 2015 (Crédito: Gerhard Waller, ESALQ/Acom)

O professor do Departamento de Ciência do Solo (LSO) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), Fernando Dini Andreote, foi nomeado, no último mês de novembro, cônsul da Sociedade Internacional de Ecologia Microbiana (ISME), no Brasil. Ao todo, 45 países tiveram seus respectivos embaixadores e cônsules nomeados durante a reestruturação de funcionários.

De acordo com Andreote, a função não tem um período pré-determinado, sendo exercida ao longo de uma boa interação com os demais membros e com a própria sociedade. Os trabalhos terão início em 2015. “É uma grande honra ser selecionado entre vários microbiologistas do Brasil para assumir este cargo e fico muito entusiasmado para trabalhar em prol da microbiologia no Brasil”, conta.

Andreote foi indicado pela professora Leda Cristina Mendonça-Hagler (UFRJ), que é a embaixadora formal da sociedade, no Brasil. Sobre as atribuições do embaixador, o professor explicou que ele deve ser um divulgador da ecologia microbiana em seu país de origem. “Deve promover o nome da Sociedade em eventos nacionais, como o Congresso Brasileiro de Microbiologia, como também organizar eventos específicos, que podem ser parcialmente financiados pela própria sociedade”, completa.

O docente destaca ainda que os embaixadores e cônsules se unem para organizar o Simpósio Internacional de Ecologia Microbiana, que ocorre a cada dois anos e chega a contar com a participação de 2 mil congressistas do mundo todo. “O próximo evento acontecerá em agosto de 2016 na cidade de Montreal , no Canadá.”

Com esta nomeação, atualmente, duas sociedades muito importantes no mundo sobre o tema têm seus representantes no Brasil, dentro da ESALQ. “Eu assumo este papel junto ao ISME e a professora do Departamento de Genética, Maria Carolina Quecine Verdi, é a embaixadora júnior da American Society for Microbiology (ASM).”

A Ecologia Microbiana é o ramo da microbiologia que busca entender as interações ecológicas entre os componentes da microbiota de um determinado ambiente, ou associado a determinados hospedeiros. “Este tipo de estudo também engloba as relações dos microrganismos com o meio onde vivem, constituindo nos últimos anos uma das áreas mais promissoras para a inovação tecnológica, tanto no estudo da microbiota humana, como na área de microbiologia ambiental”, finaliza Andreote.

Texto: Alessandra Postali, estagiária de jornalismo
Revisão: Alicia Nascimento Aguiar
Data: 17/12/14