AGROdestaque entrevista Ana Paula Fraga (F-2011)

Versão para impressãoEnviar por email
Para a gestora ambiental, os profissionais da área precisam ter conhecimento técnico e devem ser capazes de atuar em parceria com diversas áreas. (Crédito: Divulgação)
Editoria: 

Atuação profissional

Sou da turma de Gestão Ambiental de 2008, concluindo o curso ao final de 2011. Durante a graduação, estagiei na ESALQ Jr Consultoria, e ali percebi que gostava do meio corporativo e que provavelmente seguiria essa linha profissional.

Na semana que colamos grau, fiz entrevista em uma empresa chamada CI&T - Software, e desde então trabalho lá! A empresa, uma multinacional brasileira no ramo de Tecnologia de Informação, teve o primeiro colaborador totalmente focado no departamento de Sustentabilidade com a minha entrada.

A que área ou setor se dedica atualmente? Descreva as atribuições do cargo que ocupa. Qual a importância para o mercado?

Continuo atuando na empresa citada acima (CI&T), como analista de sustentabilidade. Como dito, a empresa atua no ramo de TI, conta com mais de 1600 colaboradores ao redor do mundo (Brasil, EUA, China, etc.) e possui um departamento próprio de Sustentabilidade.

Atuo diretamente nesse departamento, que é responsável por diversos processos, entre eles, projetos no setor de responsabilidade social envolvendo a comunidade local (Campinas/Belo Horizonte/São Paulo e Rio de Janeiro) e diversas ações que envolvem a esfera ambiental, em especial conscientização e economia de recursos.

Acho que a principal importância dessas ações para o mercado é mostrar que, independente do setor de atuação, todas as organizações possuem responsabilidades como a questão ambiental e sustentabilidade do negócio e o bem estar com a comunidade que está inserida. Não são todas as empresas que possuem essa preocupação e é interessantíssimo poder ver essa questão ser articulada em um ramo (TI), que a princípio não tem impactos diretos no meio que está inserido no ramo de sustentabilidade.

Quais os principais desafios desse setor?

Acredito que o principal desafio do setor é lincar a questão de sustentabilidade com o negócio intrínseco da empresa. Ou seja, integrar e ligar de forma orgânica e natural a responsabilidade social e ambiental diretamente à base de negócio de qualquer empresa. Tornar a questão de sustentabilidade como pilar do negócio é um fator que se constrói aos poucos.

Que tipo de profissional esse mercado espera?

O mercado espera profissionais que possuam conhecimento técnico, mas que sejam principalmente capazes de atuar em parceria com diversas áreas. O setor de sustentabilidade é totalmente multi e pluridisciplinar, lidando com vários públicos e clientes. Assim, exige um profissional preparado para articular e negociar com esses diferentes atores, desde órgãos públicos, passando por ONGs, outras empresas privadas e os diversos setores dentro da própria empresa.

Entrevista concedida a Alessandra Postali
Estagiária de Jornalismo
19/01/2015