Empossados novos diretor e vice da ESALQ

Luiz Gustavo Nussio em seu discurso de posse (crédito: Gerhard Waller)

Em cerimônia ocorrida às 15h da última sexta-feira, 16/01, o reitor da Universidade de São Paulo (USP), Marco Antonio Zago, empossou Luiz Gustavo Nussio e Durval Dourado Neto como diretor e vice-diretor, respectivamente, da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP/ESALQ). Autoridades políticas e acadêmicas, familiares e amigos prestigiaram a cerimônia, que ocorreu no Salão Nobre da Escola e durou cerca de duas horas.

Após a entrada solene dos membros da Egrégia Congregação da ESALQ, conduzindo Nussio e Dourado, a mesa central foi composta, além dos novos gestores da ESALQ, também pelo reitor da USP, Marco Antonio Zago, pelo vice-reitor da USP, Vahan Agopyan, pelo Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, pelo vice-prefeito de Piracicaba, João Chaddad, pelo Secretário Geral da USP, Ignácio Maria Poveda Velasco e pelo diretor e vice-diretora da ESALQ, gestão 2011-2014, José Vicente Caixeta Filho e Marisa Aparecida Bismara Regitano d’Arce.

Seguido da formação da mesa, ocorreu a execução do Hino Nacional Brasileiro pelo Grupo Vocal Luiz de Queiroz, leitura do Termo de Compromisso de Diretor por Luiz Gustavo Nussio, leitura do Termo de Posse de Diretor pelo Secretário Geral e troca das vestes talares (capelo e borla) entre José Vicente Caixeta Filho e Luiz Gustavo Nussio.

Na sequência, ocorreram os trâmites da posse do vice-diretor, com leitura do termo de compromisso por parte do professor Durval Dourado Neto; leitura do termo de posse, pelo professor Ignácio Poveda Velasco e discurso do novo vice-diretor. Em sua fala, Dourado destacou etapas do plano de gestão.

Discurso do novo diretor – Após o discurso do novo vice-diretor, Luiz Gustavo Nussio subiu ao púlpito do Salão Nobre dirigiu-se à plateia por 15 minutos. Saudou os presentes, traçou um balanço histórico das contribuições da USP e da ESALQ nas diversas áreas do conhecimento e disse que é hora da ESALQ reforçar sua identidade perante à sociedade, praticando ações que confiram visibilidade e reconhecimento. “Somos reconhecidos como unidade de ensino referência em ciências agrárias, mas hoje trabalhamos internamente como uma infinidade de temas que podem, uma vez reconhecidos, nos aproximar ainda mais da sociedade”. Como uma das frentes de trabalho, Nussio apontou a proposta de aumentar o número de disciplinas de graduação oferecidas em língua inglesa. Finalmente, relembrou os desafios enfrentados pelo idealizador da ESALQ, Luiz Vicente de Souza Queiroz, no processo que culminou com a implantação da Escola e reforçou seu otimismo no enfrentamento de desafios que se apresentam nos dias de hoje. “Conclamo a todos para uma aliança de positividade e que as forças do bem nos amparem”.

Em sua etapa derradeira, a cerimônia teve o descerramento do quadro do professor José Vicente Caixeta Filho, com palavras da professora Marisa Regitano d’Arce (leia o discurso) e discurso do reitor da USP, que saudou os presentes lembrando que a ESALQ é uma das fundadoras da USP e foi a responsável pela constituição das bases científicas da agricultura profissional no Brasil. “Devemos muito a ESALQ e por isso continuamos esperando muito dela. A reitoria continuará aberta ao diálogo com a ESALQ e todos os membros da sua comunidade. Olhando adiante, sabemos que sem recursos qualificados não há universidade de classe mundial”, afirmou Zago.

Os momentos artísticos, como a declamação da Ode à ESALQ pelo professor Zilmar Ziller Marcos, do Hino da ESALQ e da canção Madrugada Piracicabana, ambas pelo Grupo Vocal Luiz de Queiroz, contribuíram para o caráter emotivo da cerimônia.

Texto: Caio Albuquerque (19/01/2015)

Durval Dourado Neto durante a assinatura do termo de posse de vice-diretor (crédito: Gerhard Waller)
Palavra chave:
luiz gustavo nussio durval dourado neto caixeta diretoria posse cerimônia