Novos alunos são recebidos na ESALQ para início do ano letivo; semana terá programação especial

Evento segue até a próxima sexta-feira, 27, com diversas atividades que serão realizadas nos períodos diurno, vespertino e noturno. (Crédito: Gerhard Waller/Acom)
Editoria:

Começou nesta segunda-feira, 23 de fevereiro, a Semana de Recepção aos Ingressantes da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ). O evento segue até a próxima sexta-feira, 27, com diversas atividades que serão realizadas nos períodos diurno, vespertino e noturno. O objetivo é criar uma boa interação entre veteranos e ingressantes, além de proporcionar aos 430 novos alunos mais conhecimento sobre a instituição.

A recepção contou com a presença do diretor da Escola, Luiz Gustavo Nussio; vice-diretor, Durval Dourado Neto; diretora do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), Tsai Siu Mui; presidente da comissão de graduação, Antonio Domingos Coelho; presidente da Associação dos Ex-alunos da ESALQ (Adealq), Antony Hilgrove Monti Sewell; promotor Aluisio Antonio Maciel Neto, da 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Piracicaba; promotora Christina Marton Correa Seisarth de Freitas, da 5ª Promotoria de Justiça Civil de Piracicaba; além dos coordenadores dos sete cursos da ESALQ, representantes do Centros Acadêmicos Estudantis, ex-alunos e docentes aposentados.

Durante o evento, o diretor da ESALQ, Luiz Gustavo Nussio, agradeceu a presença dos novos alunos e também dos pais. Ele disse que as atividades deste ano contam com a colaboração de diversos grupos e têm como diferencial a dedicação intensa à garantia dos direitos humanos dos ingressantes. “Montamos uma semana de integração bem interativa e essa primeira recepção foi para que houvesse uma conscientização de pais e ingressantes sobre esse novo arcabouço jurídico que foi montado, facilitador para coibir o trote e qualquer forma de agressão aos direitos humanos”, destacou.

Nussio ressaltou, ainda, o trabalho voltado à contenção do trote violento na instituição, por meio da parceria firmada entre a ESALQ e o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP). “Nós demos um passo à frente com a chegada do Ministério Público, pois ele vem com o objetivo de colaborar com a ESALQ, não só colocando os seus serviços à disposição, mas, sobretudo, em dizer que está ajudando a tornar o nosso ambiente mais saudável”, afirmou.

O promotor Aluisio Antonio Maciel Neto também falou sobre a parceria e esclareceu que trata-se de compromisso de cooperação mútua no combate ao trote violento. “Serve para que a escola possa nos fornecer elementos para punir eventuais excessos que ocorram dentro da instituição, disponibilizando uma equipe para fazer um acolhimento inicial dos casos e encaminhando diretamente para o Ministério Público, para que este possa acolher a vítima e tomar as providências necessárias”, explicou. Para ele, as melhorias podem ser alcançadas a partir da iniciativa. “Quando nós abrimos as portas do MP e da ESALQ, melhora a percepção de que algo pode ser feito, por isso acho que em breve teremos bons resultados”, concluiu.

O filho do analista de sistemas da ESALQ, Ademir Ruis Pelai, 52, entrou para a universidade no curso de Ciências dos Alimentos e o pai não continha a alegria durante o evento. “Ele passou direto do Ensino Médio, com apenas 17 anos. Estou muito emocionado e feliz por ele, ainda mais por trabalhar e conhecer muito bem a ESALQ”, contou Pelai. Em relação aos esclarecimentos sobre os trotes, ele garantiu estar mais sossegado. “É muito importante para os pais ficarem mais tranquilos com relação a essa interação e união dos veteranos com os novatos”, acrescentou. Já seu filho, João Vitor Vianna Pelai, revelou que sempre quis estudar na Escola. “Estou feliz por ter passado e acho que a semana da integração é muito boa, porque nos ajuda a nos situar dentro da faculdade. É importante ser bem recepcionado assim”, disse.

Texto: Alessandra Postali - Estagiária de Jornalismo
Revisão: Caio Albuquerque

Palavra chave:
Integração, trote, semana de recepção