Museu Luiz de Queiroz reúne imagens da história da ESALQ

Versão para impressãoEnviar por email
Sob a copa de algumas árvores, que ainda estão no local, a vista da fachada do Edifício Central sem a varanda e sem o terceiro pavimento Crédito: Acervo Museu "Luiz de Queiroz"
Editoria: 

Como atividade da Semana de Recepção aos Ingressantes, o Museu “Luiz de Queiroz” apresenta a 2ª edição da exposição “Do passado ao presente”. Aberta a toda a comunidade, a mostra apresenta 44 imagens históricas da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ).

As imagens reportam a primeira metade do século 20, revelando prédios em construção, o início da criação do Parque, encontro de autoridades, além de fotografias atuais de vários ângulos da ESALQ. Por meio de fotografias antigas digitalizadas dos negativos de vidro do acervo do Museu Luiz de Queiroz, o objetivo é sensibilizar os ingressantes para que eles possam sentir-se parte da história da Escola desde a primeira semana de aulas.

Segundo Edno Dario, especialista em projetos de museografia do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx), a mostra é uma atividade para atender a semana de recepção dos alunos ingressantes de 2015. “A exposição mostra, de uma forma simples, o início das atividades na ESALQ, bem como sua criação e também, por meio de imagens, as modificações ocorridas em todo esse período de mais de 100 anos”, conta.

O Museu possui cerca de 1.200 imagens em negativos de vidro que foram digitalizadas para facilitar o manuseio e possíveis montagens de exposições. “Temos imagens antigas que datam de 1900 até 1960”. Segundo Dario, serão expostas imagens provenientes dos negativos em vidro e imagens atuais, do ano 2000 até 2010. “No total serão 44 imagens plotadas em painéis de 90 cm por 1 m 20 cm”, conta.

A realização é do Museu Luiz de Queiroz e Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) da ESALQ. A exposição poderá ser visitada 13 de março, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone (19) 3429-4305 ou pelo e-mailsvcex@usp.br.

Texto: Caio Albuquerque (26/02/2015)

A linha de bonde foi instalada em 1915 e a primeira corrida aconteceu em 1916. Movido à eletricidade, o bonde resistiu à modernidade até o ano de 1969, quando fez sua última viagem. O vagão derradeiro
Palavra chave: 
museu passado presente fotos antigas