AGROdestaque entrevista Christiano Coltro Évola (F-2012)

Versão para impressãoEnviar por email
Segundo o engenheiro agrônomo, “esta área e mercado buscam, a todo momento, profissionais que entendam os processos de produção e comercialização”. (Crédito: Divulgação)
Editoria: 

Atuação profissional

Sou engenheiro agrônomo formado pela ESALQ, em 2012, com área de concentração em Economia e Administração Agroindustrial.

Durante a graduação, tive a oportunidade de fazer parte de dois grupos de estágios renomados, o Grupo de Experimentação Agrícola (GEA), sob orientação do Prof. José Laércio Favarin, e o Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (ESALQ-LOG), com o Prof. José Vicente Caixeta Filho. Como resultado, tive grandes experiências e estudos direcionados ao processo de produção de grandes culturas (“dentro da porteira”) e na comercialização e escoamento de produtos agroindustriais (“fora da porteira”), me preparando muito bem para o mercado de trabalho e para minha área de atuação.

Assim que me formei, fui convidado para trabalhar na área de Inteligência de Mercado e Negócios do grupo Guarani S.A, uma das maiores empresas do setor sucroenergético do Brasil, sendo que me encontro até o presente momento nesta mesma área e empresa.

A que área ou setor se dedica atualmente? Descreva as atribuições pertinentes ao cargo que ocupa. Qual a importância delas para o mercado?

Resumidamente, está área possui como escopo de trabalho a análise de decisões e de arbitragens entre os produtos comercializados pela Guarani, como o açúcar, etanol e energia, buscando sempre as melhores oportunidades de agregação de valor nas comercializações da empresa. Além disso, a área também faz o controle e acompanhamento dos KPI’s (indicadores-chave de desempenho), performances e margens comerciais. Estas atribuições são extremamente importantes e estratégicas para a tomada de decisão e geração de receitas pela companhia.

Quais os principais desafios desse setor?

O setor possui como grandes desafios a redução dos custos de produção para buscar a competitividade dos seus produtos frente aos concorrentes nacionais e internacionais, planejar-se para se manter e expandir lidando com políticas públicas inconstantes, além ter a oportunidade de poder contribuir como uma das principais fontes energéticas renováveis do país.

Que tipo de profissional esse mercado espera?

Esta área e mercado buscam, a todo momento, profissionais com uma visão holística do agronegócio, que entendam os processos de produção e comercialização, tenham conhecimentos macro e microeconômicos, de comércio exterior e políticas públicas, raciocínio lógico, sendo extremamente importante se manter atualizado.

Entrevista concedida a Alessandra Postali
Estagiária de Jornalismo

 

Palavra chave: 
Entrevista, Engenheiro, Economia e Administração Agroindustrial.