Iluminação da pista melhora qualidade do treinamento da equipe de atletismo

Treinos regulares e acompanhamento técnico resultam em bons resultados (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

Toda segunda, terça e quinta-feira, entre trinta e quarenta estudantes da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) se dirigem às dependências da praça esportiva do Campus para a prática do atletismo. Deixam de lado, por algumas horas, a rotina acadêmica e juntos formam a equipe da Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz (AAALQ). “A pista é de terra batida, criada na década de 1950 a partir de uma parceria com o São Paulo Futebol Clube”, conta Maurice Scaloppi, esalqueano que já foi diretor de modalidade (DM) da AAALQ e falou um pouco do trabalho desenvolvido desde 2011. “A equipe foi reativada em 2011 e, desde então passamos a treinar com regularidade e com a supervisão de um técnico, o que resultou em ótimos resultados em competições universitárias”.

Até o início do ano, a pista ainda não contava com iluminação e os atletas tinham que buscar alternativas de horário ou local. “Como a pista não é regular, a falta de iluminação dificultava a regularidade dos treinos e aumentava o risco de lesão”, conta Carlos Henrique de Almeida, DM de atletismo da AAALQ.

De acordo com Silvio José Gerolamo, chefe da Seção de Práticas Esportivas da Prefeitura (SCPRAES) da Prefeitura do Campus (PUSP-LQ), a obra foi realizada com verba e mão de obra internas e atendeu uma demanda antiga dos estudantes. “É mais um passo de qualidade nas nossas instalações, foram instalados 23 postes ao redor da pista, o que dá melhor condição de treino para a equipe de atletismo”.

Segundo Amanda Fiallos, também DM de atletismo, a iluminação da pista ainda possibilita aos estudantes dos cursos noturnos conciliarem treinos e aulas e valoriza o próprio uso da instalação esportiva. “Mesmo que o piso ainda não seja o ideal, a pista é ótima, tem dimensões oficiais e vale lembrar que seu uso não está restrito às equipes da AAALQ, toda a comunidade que caminha ou corre no campus, tem agora uma opção a mais no período noturno”.

Competições – A equipe de atletismo da AAALQ é a que mais concentra integrantes que acabaram de chegar na Universidade. “Nós fazemos um trabalho de acolhimento desde a matrícula e como o atletismo é uma modalidade diversificada em inúmeras provas, atrai os ingressantes e também os alunos estrangeiros, que estão passando uma temporada por aqui”, lembra Carlos Henrique.

Os treinos no primeiro semestre intensificam-se na medida em que se aproximam as competições. Ainda em abril, os esalqueanos participarão do Torneio Interpira e, em maio, seguirão para São Caetano do Sul (SP) para disputar o Torneio Universitário de Atletismo (Tuna). “Ambos são preparativos para o Interusp, que ocorrerá na primeira semana de junho, ainda sem sede definida”, conta Scaloppi.

Integração – O esporte é uma das ações nas quais a USP indica como fator positivo no processo de permanência estudantil e, segundo Carlos Henrique, a iluminação ajuda nesse sentido. “A Universidade propõe que a comunidade estudantil faça uso nobre de suas praças esportivas e iniciativas como a iluminação da pista aqui na ESALQ são fundamentais nesse projeto”. O técnico da equipe, Romenigue Oliveira Santos, reforça ainda que a renovação da equipe também é algo que motiva. “O perfil da equipe é sempre muito dinâmico, tem sempre gente nova chegando, o que deixa claro que, apesar da rotina apertada de aulas e estágios, há sempre tempo para o esporte”.

Obra - A iluminação da pista de atletismo teve apoio da Diretoria da ESALQ, a partir da compra do material de infraestrutura, tais como caixas de passagem, tubulação e cabeamento de alimentação elétrica. Na execução, a obra contou com apoio da Divisão de Manutenção e Operação da Prefeitura do Campus. Os postes foram reaproveitados da Fazenda Areão.

Texto: Caio Albuquerque (22/04/2015)

Equipe de atletismo se prepara para competições universitárias (crédito: Gerhard Waller)
Palavra chave:
atletismo atlética aaalq