Esalqueanos contribuem com obra sobre cana-de-açúcar

Processos agrícolas e mecanização da cana-de-açúcar | Editora SBEA | 608 p. (divulgação)
Editoria:

A CASE promoveu, junto à Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA), a edição e o lançamento do livro "Processos agrícolas e mecanização da cana-de-açúcar". O livro foi editado por Guilherme de Castro Belardo e tem Marcelo Tufaile Cassia e Rouverson Pereira da Silva como coeditores. Publicado pela Editora SBEA, está distribuído em 26 capítulos e 608 páginas e representa, segundo os autores, as inúmeras conversas com professores, pesquisadores e profissionais que atuam nas atividades agrícolas relacionadas ao setor sucroenergético. “A evolução das tecnologias, principalmente as atividades mecanizadas, na última década, cria muitas expectativas e dúvidas sobre a adoção ou não de determinada operação e pratica cultural, pois muitas vezes o que se aplica para uma região, talvez não seja a melhor opção para outra”, comentam os autores.

Entre os autores, constam diversos professores e alunos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), egressos dos cursos de graduação e pós-graduação da ESALQ, além de inúmeros pesquisadores, professores e técnicos de organizações públicas e privadas. Entre os temas abordados, estão a perspectiva, dimensão, evolução e sistematização do setor, técnicas de manejo, aspectos e avaliação da colheita mecanizada, controle de operações, gerenciamento e uso de tecnologias aplicadas à cana

Os capítulos que contam com a participação de docentes da ESALQ são: Evolução da Cana-de-Açúcar no Estado de São Paulo (Carlos Eduardo F. Vian, Rodrigo P. da Silva, Luis Gustavo Baricelo, Bruno Pissinato); Manejo dos Solos na Cana-de-Açúcar como Subsídio à Mecanização (Jairo A. Mazza); Controle do Escoamento Superficial Difuso de Água (Gerd Sparovek, Rodrigo F. Maule); Manejo Nutricional da Cultura da Cana-de-Açúcar (Godofredo C. Vitti, Rafael Otto, Luís Renato P. Ferreira); Espaçamentos para a Cultura da Cana-de-Açúcar (Marcos S. Bernardes, Guilherme de C. Belardo); Manejo da Cultura de Cana-de-Açúcar (Edgar Beauclair, Tiago Tezotto, Carlos R. Manocchio Júnior); Desempenho de Colhedoras de Cana (Guilherme de C Belardo, Thomaz Caetano C Ripoli - in memorian); Aspectos Relevantes e Uso de Modelagem para o CTT (Marcos Milan, João Henrique M. Rosa); Uso de AP na Produção de Cana-de-Açúcar (José Paulo Molin); Manejo de Palha para Utilização como Matéria Prima de Cogeração (Luiz Carlos Dalben, Thiago L. Romanelli).