ESALQ realiza Show de Física em comemoração à 13ª Semana de Museus

Palestra fará demonstrações sobre os disfarces da energia e também abordará importância do uso racional da água. (Crédito: Divulgação da 13ª Semana de Museus)
Editoria:

Em comemoração à 13ª Semana de Museus, que acontece de 18 a 24 de maio e tem como tema “Museus para uma sociedade sustentável”, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) realizará, na próxima terça-feira, 19, a palestra “Show da Física – Os disfarces da energia”. O evento será realizado no Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia, às 19h30, com entrada franca.

O Show de Física dará ênfase ao aspecto ambiental do tema, fazendo demonstrações sobre os disfarces da energia até chegar ao princípio do funcionamento de uma usina hidroelétrica e a importância do uso racional da água e da energia. Para isso, haverá a visualização do consumo de três dispositivos frequentes nas casas, a iluminação, representada por uma lâmpada incandescente; motor, por meio de um liquidificador e o aquecimento, representado por um secador de cabelos. O palestrante será o professor do Departamento de Engenharia de Biossistemas da ESALQ, Sérgio de Oliveira Moraes.

A Semana de Museus envolve a realização de 4.570 eventos em 809 municípios brasileiros com exposições, visitas guiadas, exibições de filmes, espetáculos teatrais, oficinas, seminários, mesas-redondas e palestras. O tema deste ano foi escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para o Dia Internacional dos Museus, comemorado na segunda-feira, 18 de maio, lembrando que os museus, como educadores e mediadores culturais, também exercem papel importante na construção do desenvolvimento sustentável.

Mais informações pelo telefone (19) 3429-4305. A programação pode ser conferida no site: http://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2015/05/Guia-13-SNM.pdf.

“Show da Física - Os disfarces da energia”
: 19/05/15 (próxima terça-feira)
Local: Pavilhão de Engenharia – ESALQ.
Horário: 19h30

Alessandra Postali – estagiária de Jornalismo | Revisão: Caio Albuquerque | 15/05/15