Grupo de Extensão em Processamento e Qualidade de Carnes - GEPQC

As ações de cultura e extensão desenvolvidas no âmbito das Universidades Públicas são responsáveis por responderem às exigências das sociedades contemporâneas, ao mesmo tempo em que consistem em portadoras da imagem pública da Instituição. Com o valoroso significado que carrega, a extensão universitária representa um dos pilares básicos da Universidade, uma vez que perfaz uma extensa gama de ações, que vão desde o atendimento direto à população até a oferta de cursos de especialização, convênios, dentre outros, para assim retribuir à sociedade todo o investimento aplicado na manutenção e aperfeiçoamento das universidades

No contexto anteriormente apresentado, portanto, inserem-se as atividades de extensão promovidas pelo Grupo de Extensão em Processamento e Qualidade de Carnes (GEPQC), fundado em 2008, em parceria com o Grupo de Extensão em Segurança dos Alimentos (GESEA - atualmente não existe mais) e o Grupo de Extensão em Microbiologia de Água e Alimentos (GEMA2), ambos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP). Atualmente, o grupo mantém a parceria com o GEMA2 e o Grupo de Extensão em Biologia Molecular e Micotoxinas (GEBMIC) fundado em 2021.

Desta forma o GEPQC foi criado com o objetivo de suprir uma demanda não atendida de informações e treinamentos voltados para a área de Processamento e Qualidade de Carnes, atendendo o público em geral: do pequeno processador até as grandes empresas. O grupo tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisa sobre sistemas de conservação de carne fresca; desenvolvimento de novos produtos com diferentes tecnologias de como proceder na sua avaliação; determinação de melhor sistema de atmosfera modificada e vácuo em carnes in natura e processada para empresas de pequeno, médio e grande porte e capacitar os alunos de graduação e pós-graduação a desenvolver pesquisas científicas e tecnológicas. Deste modo, promove-se exercício da integração da teoria com a prática numa ação interdisciplinar envolvendo docentes, pesquisadores e discentes em atividades de extensão.

Como parte do alcance desses objetivos, os membros realizam um treinamento de boas práticas do laboratório quando entram (incluindo limpeza dos 3 minutos, gerenciamento de resíduos, uso de reagentes controlados, manutenção e uso dos principais equipamentos, entre outros), criado pela técnica Mariana; a cada 6 meses realizam o dia da bermuda como parte da limpeza e organização como um todo; programação de todas as atividades semanalmente; participação de todos os membros do grupo do Treinamento Gerenciamento de resíduos gerados em laboratórios de ensino e pesquisa realizado pelo químico Arthur Roberto Silva; entre outros
Responsável(is):

Profa. Carmen Josefina Contreras Castillo

Contato:

Aqui serão apresentados dois integrantes, responsáveis do grupo. Para visualizar todos os membros, favor acessar o relatório de atividades, abaixo.

nome contato
Mariana Damiames Baccarin Dargelio marydamibacca@usp.br