Atividades educativas sobre Febre Maculosa Brasileira ocorrerão no Campus Luiz de Queiroz

Em continuidade à programação do mês do Meio Ambiente, acontecerá amanhã, 16/6, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), uma série de atividades educativas envolvendo a temática da Febre Maculosa, doença transmitida pelo carrapato-estrela.

Entre 10h e 13h, o estacionamento ao lado do Edifício Central receberá um estande educativo sobre a doença com a presença de membros da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), Centro de Controle de Zoonoses, Centro de Vigilância Epidemiológica, Secretaria do Meio Ambiente de Piracicaba e Vigilância Epidemiológica. A atividade é aberta a toda a comunidade.

Já entre 13h e 14h, haverá um encontro denominado “Café com prosa” para grupos e orientadores de estágio, estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e dirigentes do campus. Das 15h às 16h, as equipes de campo e chefias imediatas assistirão uma palestra sobre a doença. Ambas as atividades acontecem no anfiteatro do Departamento de Ciências Florestais.

Para auxiliar os dirigentes do Campus, tanto em ações de prevenção quanto de combate à doença, a promotora Maria Cristina Marton de Freitas, que coordena ação de caráter de acompanhamento, estará presente durante as ações.

Ações

O Campus “Luiz de Queiroz” possui, desde 2005, um programa de controle do carrapato-estrela, mapeando os locais com possibilidade de contaminação e realizando medidas de controle e conscientização.  Por recomendação da promotora de justiça, neste ano de 2015, foi realizada a colocação de novas placas com orientações sobre os sintomas da Febre Maculosa, abaixo das já existentes, que alertam sobre as áreas com risco de infecção. Além disso, foi criada em 2014 a Comissão Técnica Permanente de Prevenção e Controle da Febre Maculosa Brasileira com o objetivo de implantar um plano de ação para prevenção e controle da doença maculosa no Campus

Mais informações, entrar em contato com a Comissão Permanente de Prevenção e Controle da Febre Maculosa Brasileira no Campus “Luiz de Queiroz” pelo e-mail planod@usp.br ou telefone (19) 3429.4181.

Texto: Alessandra Faveri Postali - estagiária de jornalismo
Revisão: Caio Albuquerque (15/06/2015)

Palavra chave:
febre maculosa brasileira