Dirigentes da ESALQ receberam Secretaria Estadual do Meio Ambiente

Francisco Rogério Vidal, Cristina Azevedo e Luiz Gustavo Nussio (Crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) recebeu na manhã desta quarta-feira, 07/10, a secretária adjunta do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Cristina Azevedo, para apresentação das diretrizes do Sistema Ambiental Paulista, do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável e do Programa Nascentes. A atividade fez parte das comemorações à 58ª Semana Luiz de Queiroz.

A autoridade foi recepcionada pelo diretor da ESALQ, professor Luiz Gustavo Nussio, pelo vice-diretor, professor Durval Dourado Neto, pelo prefeito do Campus “Luiz de Queiroz”, professor Fernando Seixas, e pelo professor do Departamento de Ciências Florestais e responsável pelo Grupo de Adequação Ambiental (Gade), Pedro Brancalion. Na ocasião, a Escola também recebeu o Secretário Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Francisco Rogério Vidal.

Nussio ressaltou a importância do tema para a ESALQ. “Temos muitas competências internas nessa área, cursos voltados para a questão ambiental e vários projetos em conjunto com a secretaria”, afirmou. Segundo o diretor, a visita foi uma oportunidade para pensar no apoio às iniciativas da Universidade e projetar ações futuras. “Também realizamos a apresentação do projeto ambiental que está sendo conduzido pelo nosso Campus em relação ao plantio nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) e ao reflorestamento, mostrando que a ESALQ procura sua definitiva legalização nessa área”.

A secretária adjunta defendeu que a ideia de sua apresentação foi mostrar todas as interfaces da secretaria com a USP e especificamente com a ESALQ. “Trata-se de fortalecer os laços com a universidade, pois várias pesquisas dão apoio ao desenvolvimento de políticas públicas importantes, como toda a questão de conservação e restauração ecológica”, disse.

Além de Cristina Azevedo, o professor Brancalion ministrou palestra sobre o Programa de Adequação Ambiental da ESALQ, iniciado em 2003, por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado junto ao Ministério Publico Estadual e à Secretaria do Meio Ambiente. “Ao longo de mais de 12 anos, recuperamos matas ciliares e áreas de nascentes e, com isso o Campus está ambientalmente mais adequado e amigável”, contou Brancalion. De acordo com ele, a apresentação se insere na Semana Luiz de Queiroz por comemorar o sucesso obtido com o programa e para mostrar à Secretaria alguns dos resultados obtidos.

Texto: Alessandra Fáveri Postali (estagiária de Jornalismo)
Revisão: Alicia Nascimento Aguiar
06/10/2015