Docente é homenageado pela diretoria da Esalq

João Roberto Spotti Lopes e Adriano Azevedo Filho (crédito: Gerhard Waller)

Adriano Julio Barros Vicente de Azevedo Filho formou-se engenheiro agrônomo, na Esalq, em 1982. Em 1988 concluiu o mestrado em Economia, também na Esalq e, em 1991, terminou o doutorado na Stanford University na área de Engenharia e Economia de Sistemas. Logo após a conclusão do mestrado ingressou como docente na Esalq. Na escola teve atuação nas disciplinas da área quantitativa. “Criei algumas disciplinas de Análise de Risco e participei da criação dos cursos de Economia e Administração”.

Na pós-graduação, trabalhou com disciplinas de Matemática Aplicada à Economia, Estatística, para alunos ingressantes e, na graduação atuou como coordenador no curso de Economia e de Administração.

Nas duas últimas décadas, o professor destaca a ampliação na oferta de cursos de graduação ocorrida na instituição. “Isso foi muito positivo inclusive para os cursos mais antigos, pois outras disciplinas passaram a ser oferecidas, mais conhecimento circulando e nossos alunos puderam então se especializar em áreas até então inexistentes na nossa formação. E a Esalq passou a ter outros cursos, que hoje são reconhecidos como cinco estrelas no Guia do Estudante”.

Para a o futuro, o docente defende a proposta de reestruturação dos cursos ofertados no campus. “Sou favorável dentro de uma ótica positiva, precisamos ter mais unidades aqui no campus. Nossos cursos precisam se transformar em unidades, como ocorre em outros campi da USP, como São Carlos e Ribeirão Preto. Esse é um desafio que eu penso ser necessário enfrentar para termos maior força política nas tomadas de decisões da administração central da universidade”.

Após uma trajetória dedicada ao ensino, o docente decidiu se aposentar. “Pretendo continuar como docente Sênior, me dedicando à instituição, mas com algum tempo livre para outras atividades”. Em 3 de setembro de 2019, Adriano Julio Barros Vicente de Azevedo Filho recebeu, das mãos do vice-diretor da Esalq, professor João Roberto Spotti Lopes, um Termo de Reconhecimento pelas contribuições à universidade.

Texto: Caio Albuquerque (3/09/2019)