ESALQ recebe concerto da Orquestra Educacional de Piracicaba

A Orquestra Educacional de Piracicaba foi criada em 2015 (crédito: Rodrigo Ferrini)
Editoria:

Na próxima terça-feira, 11/04, acontecerá na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/ESALQ) um concerto da Orquestra Educacional de Piracicaba. A atividade será realizada as 20h, no Edifício Central - Salão Nobre. Sob a regência de Ivan Bueno, a apresentação será composta por obras de compositores eruditos e especialmente por obras da Música Popular Brasileira (MPB) e Pop-Rock, com a participação especial da cantora piracicabana Julia Simões.

A realização é do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) da Escola. A entrada é gratuita.

OEP – Criada em 2015, oferece acesso e oportunidade às pessoas para o desenvolvimento e aprimoramento técnico, musical e pessoal, da percepção coletiva, espaço para troca de experiências, trabalho em equipe, socialização e integração das diferentes faixas etárias e classes sociais. Está acessível a todas as pessoas a partir de 10 anos de idade. O repertório é predominantemente da música erudita, mas abrange outros estilos, como: música popular brasileira, pop-rock, jazz e trilha sonora.

Seu diferencial é a proposta pedagógica e metodológica que permite a inclusão de pessoas independentemente do nível de habilidade técnica no instrumento e dos conhecimentos musicais, promovendo meios para o aprimoramento técnico contínuo do instrumento e do fazer musical, através dos níveis progressivos de conhecimento e habilidade dentro de cada naipe. Isto é possível, graças à elaboração de arranjos que contemplam a metodologia progressiva entre os naipes, oferecendo desafios aos músicos que dominam o instrumento e, aos que estão começando a oportunidade de participação conforme seu nível técnico. O resultado é surpreendente: cada músico contribui com suas habilidades, vivências e experiências promovendo um belo resultado sonoro, que é audível por todos e que atribui o mesmo grau de importância para todos os participantes.

Ivan Bueno (regente) – Doutorando em Música pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, na área de educação musical com foco em Formação de Orquestra Educacional. Mestre em Música pela mesma universidade com a dissertação em Progressividade para Prática de Orquestra. Graduado em Regência Coral e Orquestral e também em Viola Sinfônica pela UNICAMP.

Participou de vários festivais de música pelo Brasil onde regeu ativamente as orquestras dos festivais de Campos de Jordão, Curitiba, Itu, Piracicaba, entre outros. Seus principais mentores – maestros: Dr. Eduardo Ostergren, Dr. Carlos Fiorini, Henrique Gregori, Dante Anzolini (ARG/EUA), Dario Sotelo, Jamil Maluf e Roberto Duarte; e os violistas: Emerson Di Biaggi e Valdeci Merquiori.
Atualmente, está como regente e diretor artístico da Orquestra de Câmara Vivace em São Paulo / SP; em Campinas coordena o projeto “Coral Integrado” da Fundação das Entidades Assistenciais de Campinas – FEAC e está como coordenador, regente, diretor artístico e arranjador da Orquestra Educacional de Piracicaba / SP.