Esalq recebeu comitiva argentina

Versão para impressãoEnviar por email
Empreendedores argentinos dialogaram com representantes do Vale do Piracicaba (crédito: Luciana Joia de Lima)
Editoria: 

Posicionada como centro de produção de conhecimento e tecnologias no setor agro, a cidade de Piracicaba tem atraído profissionais interessados no estabelecimento de novas parcerias inseridas no AgTech Valley (http://www.valedopiracicaba.org/).

Nesta quarta-feira, 28/11, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) recebeu a visita de uma comitiva de empresários argentinos, como o propósito de avaliar oportunidades de negócio com agentes do Vale do Piracicaba.

O grupo foi recepcionado na Esalq pelo prefeito da cidade, Barjas Negri, pela presidente da Comissão de Atividades Internacionais da Esalq, Helaine Carrer e pelo presidente da Comissão de Relações Institucionais da Esalq, João Roberto Spotti Lopes.

O presidente do Conselho Deliberativo da ESALQTec, Incubadora Tecnológica da Esalq, falou sobre a importância da visita. “Essa visita é importante porque coloca em contato o Vale do Piracicaba, com sua infraestrutura de inovação no agronegócio, com pelo menos 10 ou 12 startups da Argentina ligadas no agronegócio, que gostariam de se relacionar com o Brasil, nessa área de startup no agronegócio, via Piracicaba e todo o ecossistema que temos aqui. Esse encontro reforça ainda o papel que a ESALQTec tem no estabelecimento desse ecossistema no contexto do agronegócio, inovação e startups”.

Os argentinos estiveram capitaneados pelo Cônsul Geral Adjunto no Brasil, Marcos Bednarski, que esteve em outubro em Piracicaba durante o ESALQSHOW e dali planejou a vinda do grupo para dialogar. “A Argentina tem uma larga tradição no agronegócio e ficamos muito interessados com a história do sucesso do Vale do Piracicaba. A ideia e trazer a tecnologia, as inovações, as soluções das nossas empresas para o agronegócio, para a agroindústria e buscar parceiros para trabalhar em conjunto”.

Além das apresentações institucionais, os argentinos tiveram informações sobre a ATEPI (Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Região), Usina de Inovação, AgTech Garage, Sebrae-SP, Avance-Coplacana e, na sequência, apresentaram seu escopo de atuação.

No período da tarde, a comitiva argentina visitou o Parque tecnológico, ocasião na qual o cônsul realizou uma apresentação sobre o agronegócio na Argentina e, finalizando o encontro, foi programada uma rodada de negócios entre empresas da Argentina e de Piracicaba e região.

Texto: Caio Albuquerque (28/11/2018)