ESALQ recebeu II Feira do Conhecimento realizada pelo Programa Ponte

Oficina sobre alimentação e identidade (crédito: Gerhard Waller)

O Programa Ponte, programa de extensão universitária da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) financiado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e que é realizado em parceria com a Diretoria de Ensino Regional de Piracicaba promoveu, no dia 13 de março, a II Feira do Conhecimento, na Central de Aulas da ESALQ.

O objetivo da Feira é aproximar estudantes do ensino médio da rede pública de Piracicaba do convívio universitário, fortalecendo e aprimorando a interação entre ambos. Desde 2007, o Programa realiza intervenções educacionais de caráter interdisciplinar, vivencial, experimental e crítico em Escolas Estaduais de Piracicaba – SP.

O evento propiciou ao público vivências práticas relacionadas à produção sustentável agrícola e florestal, além de atividades culturais. O coordenador técnico do Programa, Filipe Rafael Savetti Nunes, exaltou a relevância da Feira em possibilitar que os estudantes do ensino médio, que estão no período de escolher uma carreira profissional, possam ter a Universidade como contato para conhecerem as profissões que existem na ESALQ. “É uma satisfação muito grande em ver 450 estudantes dentro da Universidade praticando, simultaneamente, atividades muito bacanas, tendo contato com estudantes das diferentes escolas num ambiente como esse e tratando de temas relacionados ao meio ambiente e à Universidade”, disse Nunes.

Para Roberta Sabbagh, coordenadora técnica do Programa Ponte, é muito importante aproximar alunos da escola pública com a Universidade para conhecerem o que a ESALQ tem a oferecer. “Eles vão conhecer alguns departamentos e algumas oficinas que estamos proporcionando. Isso os incentiva a prestarem uma faculdade, pensarem em trabalho e estimular o interesse pelo lado científico. É bom ver que estamos ajudando a instigar isso e eles estão respondendo de uma forma positiva”, disse.

Entre as escolas E.E José de Mello Moraes, Escola Estadual Dr. Jorge Coury, Escola Estadual Sud Mennucci, Escola Estadual Catharina Casale Padovani e E. E. Professor Doutor João Chiarini, o aluno da Escola Estadual Dr. Jorge Coury, Jhonatas Tainam, ressalta a importância de poder participar desse Programa. “É uma experiência bem legal e inovadora, porque as escolas nunca tem um projeto como esse, de visitar Universidades. Eu mesmo nunca tinha vindo à ESALQ fazer atividades. As escolas deveriam sair da sala para nós conhecermos outros lugares, outros projetos e outros tipos de pessoas que ensinam coisas que nós nem sabemos”, disse o aluno.

A equipe do Programa Ponte é composta pelo coordenador do projeto, professor Antonio Carlos Azevedo, do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ; pelos coordenadores técnicos Filipe Rafael Salvetti Nunes e Roberta Sabbagh; e pelos dez monitores bolsistas, sendo dois da UNIMEP e oito da ESALQ.

Texto: Caio Nogueira  | Revisão: Alicia Nascimento Aguiar (13/03/2017)

Oficina de identificação de plantas (crédito: Gerhard Waller)