ESALQ RECEBEU VISITA DE DELEGAÇÃO HOLANDESA

Crédito: Gerhard Waller

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) recebeu em 13 de dezembro, visita de delegação holandesa composta por 35 pessoas de instituições de ensino superior, entidades privadas e governamentais, interessados em discutir matérias-primas para produção de bioenergia.

As boas vindas à Esalq, na Sala da Congregação, foram feitas pelo professor José Belasque Junior, presidente da Comissão de Relações Internacionais, enquanto que  Jacqueline Vaessen, presidente do Top Team – Chemistry NL e chefe da delegação holandesa, fez a apresentação sobre a Missão de Inovação em Biorrefinarias.

Além de Belasque Junior, os visitantes foram recepcionados pelos professores Aline Silva Mello Cesar, presidente da Comissão de Pesquisa e Inovação; Carlos Alberto Labate, do Departamento de Genética (LGN); Antonio Sampaio Baptista, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN); e Humberto de Jesus Eufrade Junior, do Departamento de Ciências Florestais (LCF).

A delegação, que chegou à instituição interessada em matéria prima para empresas químicas, cumpriu um roteiro que contemplou, inicialmente, apresentações e palestras com os pesquisadores que os receberam. ‘Melhorando a eficiência do etanol’ (Labate), ‘Atual potencial de biomassa no setor canavieiro brasileiro para produção de bioenergia’ (Baptista), ‘Atual potencial uso da biomassa florestal para energia no Brasil’ (Eufrade Jr.), foram os temas apresentados.

Finalizando o roteiro programado, a delegação fez um tour pela Escola, passando pelos Laboratórios de Derivados de Açúcar e Tecnologia de Bioenergia, do LAN; e o de Química, Celulose e Energia, do LCF.

A organização da missão holandesa foi realizada pelo Consulado Geral do Reino dos Países Baixos, Ministério dos Assuntos Econômicos e Política Climática, Chemistry NL e Agência Empresarial Holandesa.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 19.12.2023