Esalqueana vence concurso de ensaios sobre ideias para o futuro

A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada em formato virtual (crédito: divulgação CAF)

Diana Sierra, mestranda na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), foi um dos destaques da etapa brasileira da segunda edição do Concurso de Ensaios Universitários Ideias para o Futuro, promovido pelo CAF - banco de desenvolvimento da América Latina com o apoio do Banco Central do Brasil.

A mestranda foi a vencedora da fase nacional com o texto “Um esquema de pagamento por serviços ecossistêmicos baseado no recurso florestal como fonte de recursos na América Latina”, que analisa pontos desafiadores da precificação dos serviços ambientais. A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada em 23 de outubro, em formato virtual.

A estudante conta que vencer o concurso a estimulou a já começar a pensar no doutorado, aprofundando ainda mais suas pesquisas em valoração de serviços ecossistêmicos. “Sem dúvida esse ensaio vai ajudar a materializar ainda mais minhas ideias e meus objetivos”, afirmou. Diana tem 25 anos, é colombiana, e concorrerá à fase final do Concurso com estudantes de outros países da região.

Segundo Diana, sua ideia para o ensaio partiu da premissa de que o capital natural da América Latina é a base para uma multiplicidade de benefícios não só ambientais, mas também econômicos e sociais. O recurso florestal no fornecimento de serviços ecossistêmicos relacionados com a água, pode ser a base de uma alternativa de desenvolvimento econômico, entre outros, para as comunidades locais da região, por serem os serviços mais atrativos para o setor privado. Neste sentido é vital definir um sistema de manejo florestal sustentável e devidamente articulado, em que se implementem ações ativas de uso na gestão do recurso florestal, para que desta forma os benefícios econômicos da floresta sejam percebidos em mediano e longo prazo.

O Concurso de Ensaios Universitários Ideias para o Futuro busca a visão dos jovens universitários sobre os problemas enfrentados pela América Latina e Caribe frente aos problemas enfrentados atualmente no campo do desenvolvimento regional. Foram apresentados, no total, 528 ensaios a nível Ibero-americano, sendo que 69 foram textos produzidos no Brasil. O Banco Central apoiou o processo de avaliação dos trabalhos no Brasil.

Samara Pereira Gonzaga dos Santos, que cursa Direito na Universidade Estadual de Santa Cruz, foi outro destaque da edição. O trabalho da estudante “Reformulação do modelo das instituições de ensino superior no brasil em prol do desenvolvimento socioeconômico do país”, discute as possibilidades de um novo modelo de Ensino Superior no Brasil e recebeu menção especial entre os apresentados por estudantes brasileiros.

A cerimônia contou com a presença da diretora de Assuntos Internacionais do Banco Central, Fernanda Nechio e do representante do CAF no Brasil, Jaime Holguín, além das vencedoras e de convidados. “É muito estimulante para nós a realização deste concurso, que está em sua segunda edição, pois podemos perceber as preocupações e as possíveis soluções que permeiam as mentes dos estudantes da região nos temas de desenvolvimento social e econômico da América Latina”, afirmou Jaime Holguín

“Os trabalhos vencedores em 2020 tocam em temas muito discutidos por nós aqui no Banco Central, que são a sustentabilidade ambiental e a inclusão por meio da educação.  É um orgulho ver jovens como Diana e Samara pensando e trabalhando pelo futuro do Brasil e da nossa região. São trabalhos como esses que auxiliam os órgãos de estado a promover políticas públicas inclusivas e sustentáveis”, avaliou Fernanda Nechio.

O CAF -banco de desenvolvimento da América Latina- tem como missão impulsionar o desenvolvimento sustentável e a integração regional mediante o financiamento de projetos dos setores público e privado, além do oferecimento de cooperação técnica e outros serviços especializados. Constituído em 1970 e composto atualmente por 19 países – 17 da América Latina e Caribe, junto a Espanha e Portugal – e 13 bancos privados, é uma das principais fontes de financiamento multilateral e um importante gerador de conhecimento para a região.

Mais informações em www.caf.com.

Texto: Letícia Santin com informações do CAF

Revisão: Caio Albuquerque