Exposição “Sem solo, sem vida”

O objetivo da mostra é ampliar a percepção pública da importância do solo na sustentação do modo de vida da sociedade e dos ecossistemas terrestres. (Crédito: Gerhard Waller/Acom)
Editoria:

O solo fornece alimentos, sustentação para casas e ruas, retém e transforma poluentes atuando na neutralização da emissão de gases de efeito estufa, abriga uma infinidade de microrganismos como elementos para medicamentos (antibióticos e antialérgicos), decompositores de poluentes e fixadores de nitrogênio. Pensando nessa importância e em comemoração ao Ano Internacional do Solo, definido pela ONU, o Museu Luiz de Queiroz recebe, a partir da próxima segunda-feira, 14 de setembro, a exposição “Sem solo, sem vida”.

O objetivo da mostra, que segue até 30 de outubro, é ampliar a percepção pública da importância do solo na sustentação do modo de vida da sociedade e dos ecossistemas terrestres. Segundo o professor Antonio Carlos de Azevedo, do Departamento de Ciência do Solo da ESALQ, a ideia foi não perder a oportunidade de realizar essa divulgação. “Os materiais expostos são aqueles utilizados no Programa Solo na Escola, acrescidos de monólitos de solo de Piracicaba, que são colunas de solo coletadas no campo e preservadas por técnicas especiais, de modo que podemos observar exatamente como o solo é no campo”, explicou.

A exposição foi dividida em quatro seções, sendo a primeira sobre o ambiente aquático. “Nesta seção, colocaremos um aquário e um vaso transparente, com planta e representação de elementos químicos e nutrientes dos seres vivos”. A segunda abordará a importância do solo para a humanidade e contará com apresentação de um vídeo da Semana Internacional de Solos. O funcionamento do solo estará na terceira parte da exposição, com algumas demonstrações do Programa Solo na Escola sobre erosão, formação do solo, cores etc. E, por último, serão expostos monólitos e mapas de solos de Piracicaba e arredores.

A mostra também faz parte da 25ª Semana Cultural da ESALQ e pode ser conferida de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h. Toda a comunidade está convidada, mas o conteúdo é dedicado principalmente a estudantes do Ensino Fundamental - ciclo II.

Alessandra Postali – estagiária de Jornalismo | Revisão: Alicia Nascimento Aguiar | 10/09/15

O conteúdo é dedicado principalmente a estudantes do Ensino Fundamental - ciclo II. (Crédito: Gerhard Waller/Acom)
Palavra chave:
Departamento de Ciência do Solo, Antonio Carlos Azevedo, Museu Luiz de Queiroz, Monólitos