Faleceu o Prof. Zilmar Ziller Marcos

Zilmar Ziller Marcos lecionou na Esalq entre 1963 e 1994 (crédito: Gerhard Waller)

Faleceu na noite desta segunda-feira, 8 de janeiro de 2024, o professor Zilmar Ziller Marcos. Engenheiro agrônomo formado em 1955 na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), lecionou na instituição entre 1963 e 1994. Notabilizou-se por uma jornada acadêmica na Ciência do Solo, departamento ao qual esteve lotado durante sua trajetória profissional, mas deixou um legado que foi muito além das salas de aula e canteiros agrícolas.

Nascido em Franca/SP em 2 de novembro de 1933, Zilmar ingressou como estudante na Esalq em 1952. Tinha um sonho de ir para os EUA aprimorar seu conhecimento e, logo após a formatura, ganhou uma bolsa da empresa texana Anderson Clayton. Lá permaneceu por dois anos e meio, obtendo o título de Master of Science em Agronomia. Após concluir os estudos, voltou ao Brasil para assumir um posto numa propriedade em Presidente Prudente, onde a empresa norte-americana havia adquirido uma fazenda para produzir sementes.

Começou a lecionar na Esalq em 1963 e, em 1968, Zilmar foi o primeiro docente da Escola a ingressar no âmbito do convênio assinado entre a Esalq e a The Ohio University. Retornou ao Brasil em 1971 e, no biênio 1976-77, coordenou o programa de Pós-graduação de Solos. Já no final da década de 1980 criou a disciplina Introdução à Engenharia Agronômica. Em 1979, foi homenageado pela classe de formandos e, nos anos de 1987 e 1998 foi o paraninfo dessas duas turmas.

Um humanista – Para além do êxito acadêmico e científico, Zilmar sempre demonstrou uma grande identificação com as Ciências Humanas. Apaixonado pela literatura e pelo teatro, Zilmar coordenou por vários anos o Pan-Gnósio, série de seminários que discutiam com diversidade temas como Publicidade, Física, Música, Plantas etc. Neste período, Zilmar presidia a Associação dos Docentes Aposentados da Esalq (Adae), onde reunia amigos da Esalq sempre dispostos a preservar a memória da instituição.

Zilmar deixou definitivamente seu legado para a Esalq na formatura da turma de 1978, quando ao lado dos formandos apresentou pela primeira vez o Hino da Esalq. Autor do hino da Escola que tanto amou, o professor gostava de contar os bastidores daquela composição. “A composição estava pronta, mas eu só havia mostrado para minha esposa”. Na cerimônia de celebração dos 117 anos da Esalq, realizada em junho de 2018, a comunidade interna comemorou os 40 anos do hino, e Zilmar relatou que ensaiou os alunos para que apresentassem o hino de surpresa durante a cerimônia de formatura da turma de 1978. Na letra do hino, a missão da Esalq e de seus egressos é cantada anunciando uma jornada vitoriosa.

Livros de diversas áreas do saber, objetos pessoais, mobiliário, certificações de mérito e outras lembranças do cotidiano pessoal e profissional compõem a Sala Professor Zilmar Ziller Marcos, inaugurada em 7 de junho de 2023, na sede da Adealq (Associação dos Ex-Alunos da Esalq). Na sala estão à disposição para consulta mais de 500 livros, entre didáticos e científicos da Ciência do Solo, de literatura brasileira e estrangeira, além de outras publicações de áreas como a Filosofia.

Em sua fala de agradecimento, Zilmar Ziller Marcos preferiu não fazer discurso. “Prefiro não discursar, mas apenas trocar olhares com os presentes e agradecer essa homenagem surpreendente. Temos nessa sala uma variedade de temas, mas que se unem pelo interesse pelas pessoas, pelo público. Isso sempre me inspirou”, declarou.

Assim como diz a letra do hino, Zilmar Ziller Marcos cumpriu, aos 90 anos, sua missão vitoriosa. Seu velório será realizado nesta quarta-feira, 10 de janeiro, a partir das 8h, no cemitério Parque da Ressurreição, em Piracicaba. O sepultamento ocorrerá as 16h.

Memória

> Na edição nº 13 do Esalq Notícias, o professor Zilmar foi entrevistado para o Projeto Memória (https://www.esalq.usp.br/dvcomun/sites/default/files/esalq-noticias/pdf/...)
> O professor também foi o entrevistado do episódio 4 do ESALQast (https://soundcloud.com/esalqast/esalqast-0004-zilmar-ziller-marcos-f55)
> Na entrevista para a TV MBM, Zilmar conta a história do Hino da Esalq (https://www.youtube.com/watch?v=eAoP7siTWHc)