Funcionário da ESALQ vence concurso fotográfico dos 250 anos de Piracicaba

José Benedito Liborio, durante premiação na Acipi (crédito: Carmen Pilotto)

Até no trabalho, José Benedito Vizioli Libório tem sua máquina fotográfica sempre às mãos. Nos horários de intervalos, da jornada que cumpre no Serviço de Expediente da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, aproveita para caminhar pelo campus Luiz de Queiroz e fotografar.

Paisagens naturais e arquitetônicas no campus da ESALQ lhe inspiram, mas um clique feito em outra região de beleza exuberante do município, o Parque do Mirante, ganhou destaque. Na noite da última segunda-feira, 31/07, a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) divulgou o resultado do concurso “250 anos – Piracicaba através das lentes” e a imagem em perspectiva de um dos corredores do belo parque às margens do rio Piracicaba ficou em 1º lugar entre as 30 selecionadas (122 trabalhos foram inscritos no total). “Quando fotografo tenho duas inspirações, a arquitetura e as belezas naturais”, declarou Libório, fotógrafo amador desde 2007.

A seleção das imagens que compõem a mostra em exposição no prédio da Acipi foi realizada por uma comissão de fotógrafos profissionais em atividade no município, além do diretor de Comunicação da entidade, Aldano Benetton Filho e da diretora cultural, Celisa Amaral Frias. Para avaliar os melhores trabalhos, o comitê considerou aspectos como originalidade, cores, composição e mensagem transmitida pelo fotógrafo.

Sobre a imagem vencedora, Libório diz que escolheu uma foto em preto e branco (PB) porque essa técnica valoriza as formas e direciona o olhar. “Desde que eu comecei a editar imagens, percebi que a fotografia PB destaca a perspectiva e diminui a dispersão do olhar. Esse clique feito no Parque do Mirante talvez tenha sido o vencedor do concurso porque embora retrate um local público da cidade, trata-se de um ângulo menos explorado pelos visitantes do parque”.

Embora tenha vencido outros concursos em saídas fotográficas, Liborio destaca a importância do certame promovido pela Acipi. “Esse é meu primeiro prêmio em uma competição aberta, de concorrência tão ampla e também significativo pela data histórica”, conclui.

Texto: Caio Albuquerque (01/08/2017)

Foto premiada retrata o Parque do Mirante (crédito: José Benedito Vizioli Liborio)