III Encontro abordará diagnóstico, tratamento e prevenção à Febre Maculosa Brasileira

Editoria:

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) receberá, no dia 16 de agosto, o III Encontro de Capacitação em Diagnóstico, Tratamento e Prevenção à Febre Maculosa Brasileira, que divulgará informações sobre a Febre Maculosa a profissionais da área de saúde da região.

A Comissão Técnica de Prevenção e Controle da Febre Maculosa Brasileira do Campus “Luiz de Queiroz” em colaboração com o Grupo de Vigilância Epidemiológica de Piracicaba, Secretaria da Saúde – Estado de São Paulo realizará o Encontro pela terceira vez, e tem como objetivo priorizar o diagnóstico precoce da Febre Maculosa Brasileira, o tratamento e o acompanhamento do paciente, abordando a epidemiologia e visando melhorar e ampliar o conhecimento dos profissionais da área.

Essa Comissão é composta por funcionários, professores e alunos da ESALQ, e tem como Presidente o professor Gilberto José de Moraes, do Departamento de Entomologia e Acarologia.

O Encontro contará com a Diretora Técnica de Saúde, Gláucia Elisa Cruz Perecin, e com Eduardo de Oliveira Costa Pini, profissional da equipe responsável para doenças Zoonoses, e será orientado pelo Dr. Rodrigo Angerami, médico infectologista da UNICAMP, e a mobilização acontecerá no Anfiteatro Dr. Urgel Almeida Lima, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição - LAN.

A Febre Maculosa Brasileira, na região, ocorre desde o ano 2000. Em 2015 houve um crescimento importante na suspeita da doença, onde foram confirmados 24 casos na região, e destes, 16 evoluíram a óbito, uma letalidade próxima de 70%. A Diretora Técnica de Saúde, Gláucia Perecin, do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Piracicaba, comentou a importância do Encontro para os profissionais. “Para nós, essa mobilização serve para atualizar informações sobre a doença, os conhecimentos dos profissionais, melhorar a sensibilidade para fazer o diagnóstico precoce e reduzir a letalidade da nossa região”, comentou Gláucia.

Inscrições: Devem ser feitas pelo e-mail – ctp.fmb@gmail.com

Contato: Marielle Berto (19) 3429-4260

Texto: Caio Nogueira Antunes

Revisão: Alicia Nascimento Aguiar (08/08/2016)