O Divino na Esalq

Layout: Serviço de Produções Gráficas/Esalq

Em uma valorização do repertório musical estudado, do crescimento artístico dos grupos musicais e da divulgação ao público da comunidade interna e externa da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), o Coral Luiz de Queiroz, Coral Luiz de Queiroz-Noite, Grupo Vocal Luiz de Queiroz e Orquestra ESALQ apresentarão, em 31 de outubro, o espetáculo “O Divino na Esalq”. O evento será realizado às 19h30, no Ginásio de Esportes do campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba.

Mostrar, através da arte, elementos da importante festa turística de Piracicaba é o objetivo desse espetáculo, pois a cidade é tradicionalmente conhecida, entre outras coisas, pela grandeza e beleza das festas que promove ao longo do ano, como Festa das Nações, de São João de Tupi, da Polenta, do Milho, Juninas e, principalmente, a Festa do Divino.

Será uma noite artística e de confraternização. Afinal, a Festa do Divino Espírito Santo fala do espírito do lugar e da sua gente, sustenta a sua continuidade e garante a sua perenidade através dos tempos. É um bem de natureza imaterial.

O espetáculo tem assim a missão de divulgar essa tradição de alegria e de esperança e trará extensa programação envolvendo textos, músicas, danças típicas, apresentação de vídeo e demais representações folclóricas referentes ao tema. Os participantes desfrutarão dos elementos dessa festa, conforme programa: Hino Nacional, Piracicaba, Hino da Esalq, Anunciação, Suave chama, A Bandeira do Divino (vídeo), Congada, A nós descei Divina Luz, Adoramus te, Kyrie/Leavitt, Cantar, Irmãos coragem, Canção da meia-noite, Família Addams, Banaha, Tina Singu, Chalana, Madrugada Piracicabana, Rio de Lágrimas, Cana verde, Caranguejo, Recortado, A Bandeira do Divino (entrada).

A regência e coordenação artística é da maestrina Cíntia Pinotti.

A realização é do Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) da Esalq.

Texto: Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 17.10.2023