Semana de Recepção aos ingressantes

ESALQ recebeu 430 novos alunos na manhã de segunda-feira, 15/02 (crédito: Gerhard Waller)
Editoria:

Na manhã desta segunda-feira, 15 de fevereiro, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) iniciou o ano letivo recepcionando 430 novos ingressantes. Os estudantes foram recebidos pelo diretor da ESALQ, Luiz Gustavo Nussio, pelo vice-prefeito do campus, Silvio Moure Cicero, pela diretora do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA), Tsai Siu Mui, pelo presidente da Comissão de Graduação e da Comissão Permanente de Integração, Luis Eduardo Aranha Camargo, pela presidente do Centro Acadêmico Luiz de Queiroz (CALQ), Maryane Bento Trindade de Andrade, pelo presidente da Associação dos Ex-alunos da ESALQ (ADEALQ), Antony Hilgrove Monti Sewell e por dois membros judiciários, Aluisio Antonio Maciel Neto, promotor da 2ª Promotoria de Justiça de Piracicaba e Maria Christina Marton Correa Seisarth de Freitas, promotora da 5ª Promotoria de Justiça de Piracicaba, que esclareceram informações sobre os trotes. “É uma alegria muito grande receber esses alunos, são eles que durante a graduação e posteriormente fazem a glória e valorização da universidade com as pesquisas e extensões realizadas durante a vida acadêmica”, ressaltou o diretor.

Durante as boas vindas, a instituição ofereceu um café da manhã aos novos esalqueanos com direito a muita pamonha, iguaria típica da gastronomia piracicabana, doada pela Coplacana. Os alunos também receberam do USP Recicla canecas de plásticos, com o objetivo de incentivar a redução dos resíduos e evitar o uso dos descartáveis, estimulando nos ingressantes um compromisso ambiental. “Sempre gostei muito de agronomia, tenho familiares que já estudaram na ESALQ e sempre me falaram muito bem da instituição, isso me incentivou na hora de escolher a universidade. Estou achando a recepção muito animada e a semana oferece atividades para todos os gostos”, contou Carolina Vieira D’Almeida, 18, que veio de São Paulo para cursar Engenharia Agronômica.

Na recepção, como incentivo ao compromisso social, os estudantes dos sete cursos de graduação trouxeram alimentos, que serão doados a cinco instituições de Piracicaba. Entre elas: Lar Betel, Casa do Bom Menino, Obra de Maria, Equoterapia (USP/ESALQ) e Cooperativa Reciclador Solidário. “É uma alegria e uma grande responsabilidade promover essa recepção, mas é fundamental o apoio de toda a comunidade da ESALQ, que se empenha em dar atenção e se dedicar a semana de recepção aos ingressantes, realizando diversas atividades que proporcionam a integração de todos, além de ser um momento para os alunos conhecerem o espaço do Campus”, disse Luis Eduardo Aranha Camargo.

Hoje, foi apenas o início de uma semana cheia de atividades e integração, e teve pais que acompanharam toda a recepção, como o caso de Macia Almeida e Roberto Vazzola, que compartilharam com o filho, Lucas Almeida Vazzola, ingressante em Engenharia Florestal, esse momento de comemoração e felicidade. “É muito emocionante e estamos muito orgulhosos com toda essa receptividade. A minha expetativa é que aqui ele vai adquirir muito conhecimento e nós decidimos acompanhá-lo para conhecer junto com ele a universidade e poder dividir essa nova fase”, contaram. Já Isabela Tavares, 18, veio de Campinas cursar Administração e contou estar muito animada com a recepção e as opções de oficinas oferecidas aos estudantes durante a semana. “Escolhi a ESALQ pela qualidade dos cursos oferecidos. Penso em terminar minha graduação de Administração e posteriormente cursar Biologia”, disse.

A semana de recepção aos ingressantes segue até sexta-feira, 19 de fevereiro, com muitas atividades, oficinas e esportes, que pretendem entreter e promover a integração de todos, além de reforçar a conscientização por temáticas ambientais e sociais. O Centro Acadêmico Luiz de Queiroz (Calq) também convida os interessados a para participarem da campanha de doação de sangue, ação que ocorre quarta e quinta-feira e integra a programação da semana de recepção aos ingressantes de 2016. O momento artístico da primeira manhã de recepção ficou sob responsabilidade do Coral Luiz de Queiroz.

Confira aqui a programação completa da Semana de Recepção.

Texto: Ana Carolina Brunelli, estagiária de jornalismo | Revisão: Caio Albuquerque (15/02/2015)

Ingressantes foram recepcionados no Salão Nobre pelo diretor Luiz Gustavo Nussio (crédito: Gerhard Waller)
Entrega de donativos (crédito: Gerhard Waller)
Palavra chave:
graduação 2016