Aluna de Engenharia Agronômica fez intercâmbio em Milão

Anna Karoline Silva tem 27 anos e concluirá, no final do ano, a graduação de Engenharia Agronômica na Esalq (Créditos: Gerhard Waller)
Editoria:

De setembro de 2018 à março de 2019, a estudante de Engenharia Agronômica da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), Anna Karoline Silva, 27 anos, fez um intercâmbio na Università Degli Studi di Milano, em Milão, na Itália.

Financiada com bolsa Mérito Acadêmico, oferecida pela Aucani (Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional), na Itália esalqueana cursou matérias da graduação, do mestrado e aulas de italiano, três vezes por semana.

Mesmo sendo a única brasileira no seu curso, a estudante disse que mesmo assim se sentiu acolhida pelos outros colegas. “Minha primeira impressão é que temos uma similaridade muito grande com a cultura italiana, então eu não tive esse choque cultural”.

Segundo a estudante, na Universidade italiana há bastante ênfase nas questões relacionadas à sustentabilidade. “As disciplinas da Esalq e da Universidade de Milão, tem grande proximidade, mas a sustentabilidade chamou atenção nos conteúdos de lá”.

Além das aulas, a brasileira também fez uma imersão na cultura local. “O interessante de estar em um país como a Itália é que você tem a oportunidade, não só de frequentar as aulas e conhecer novas pessoas, mas também de conhecer a história do país por meio dos diversos museus e pinacotecas”, falou Anna que ainda aconselhou: “aqueles que têm interesse em fazer um intercâmbio na Itália e que sejam do curso de Engenharia Agronômica, aconselho a irem na época do verão europeu, porque assim conseguirá realizar as aulas práticas, aulas da qual não participei por ter ido no período de inverno”.

Anna se forma no final deste ano e pretende se candidatar ao programa “Erasmus Mundus", programa de cooperação internacional financiado pela Comissão Europeia, para a realização do mestrado. “A experiência com o intercâmbio foi muito positiva e me motivou a dar continuidade nos estudos na Europa”.

Bolsa - As Bolsas Mérito Acadêmico da USP têm por objetivo proporcionar formação e experiência acadêmica internacional aos seus alunos por intermédio da realização de cursos ou programas de pesquisa em Instituições estrangeiras de reconhecida qualidade.

Saiba mais em: https://www5.usp.br/tag/bolsas-merito-academico/

Texto: Júlia Heloisa Silva | Estagiária de Jornalismo