Semana Luiz de Queiroz e ESALQSHOW iniciam com transferência de Gabinete Estadual da Agricultura

Secretario Gustavo Diniz Junqueira durante sua fala (crédito: Gerhard Waller)

Esalq Notícias 241/2019 - EsalqShow 2019

Começou hoje pela manhã, em Piracicaba, a 62ª Semana Luiz de Queiroz e o ESALQSHOW 2019. A cerimônia de abertura reuniu autoridades acadêmicas, políticas e empresariais, além de estudantes e funcionários da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

A Semana Luiz de Queiroz é uma realização da Esalq, Associação dos Ex-alunos da Esalq (Adealq) e Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” (PUSP-LQ). O ESALQSHOW, fórum de inovação para o Agronegócio Sustentável, é uma iniciativa da Esalq/USP, e conta com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) como parceira institucional e com a organização da Araiby., Este ano, o evento debate até a próxima sexta-feira, 11/10, os “Desafios e oportunidades do agro brasileiro até 2030”.

Para o Diretor da Esalq, professor Durval Dourado Neto, os eventos que tem início nesta quarta possibilitam fomentar ações de inovação e empreendedorismo: “A nossa missão principal é fomentar iniciativas de inovação e empreendedorismo e temos a satisfação de contarmos com uma delegação chinesa acompanhando o evento. Este é um marco do início das relações com a comunidade científica chinesa. Salientamos ainda as presenças de representações dos governos estadual e federal, o que fortalece ainda mais o papel da universidade.

ESALQSHOW – O presidente do Conselho do ESALQSHOW, Luis Carlos Correa Carvalho, falou sobre a terceira edição do fórum: “Na lógica da evolução do evento, buscamos trazer os temas globais e nacionais importantes para o agronegócio brasileiro, transformando esse programa de maneira que a aproximação entre a Esalq, a sociedade civil e as cadeias produtivas do agro ocorra de forma organizada”.

Secretário da Agricultura – Os atos tiveram início em frente ao Edifício Central da Esalq, com hasteamento de bandeiras e, na sequência, a instalação do Gabinete da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento. Neste momento, o Secretário de Estado, Gustavo Diniz Junqueira, transferiu simbolicamente os atos da pasta para Piracicaba.

Para o Secretário, a Esalq é a alma da agricultura tropical: “Aqui são formados centenas de profissionais que continuadamente desenvolvem a agricultura tropical. Por muitos anos tentamos copiar as soluções das áreas temperadas e, a partir do momento que passamos a investir e inovar, o agro brasileiro muda de rota e passa a ser o farol de toda a economia brasileira. E a Esalq é o berço desses profissionais, aqui se constroem pensadores e não apenas técnicos agrícolas”, declarou Junqueira.

O Secretário-Adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Flávio Campestrin Batarello, destacou a importância da aproximação entre a universidade e o poder público em prol do agro nacional: “A integração entre o poder público, o setor privado e a universidade é fundamental. É o que nos ecossistemas de inovação está batizado de tripla hélice. O agro é inovação e hoje isso ocorre com a conectividade, com a digitalização, com a internet das coisas, ou seja, cátedras desenvolvidas na Esalq e na USP como um todo, com a excelência necessária”.

Protocolo SPSP – Durante a programação, ocorreu ainda a assinatura do protocolo de intenções que celebram a Esalq/USP, a Universidade Estadual Paulista (Unesp), por intermédio da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por intermédio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

O protocolo propõe ações conjuntas voltadas ao desenvolvimento do agronegócio em áreas estratégicas, formação de pessoal e o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo por meio da criação do Programa São Paulo: Sustentabilidade e Produção (SPSP).

Para apresentar o projeto específico de cooperação técnica entre as instituições, o Professor Carlos Alberto Labate, do Departamento de Genética da Esalq, falou sobre a criação de um Centro de Inovação em Melhoramento Genético e Biotecnologia Agrícola para superação dos desafios ambientais do século 21.

Visibilidade – A cerimônia contou com lançamentos dos novos projetos da Divisão de Comunicação, órgão oficial de comunicação da Esalq. Para dar maior visibilidade às ações da instituição, foram apresentados o podcast Estação Esalq, o aplicativo Esalqnet, a série de TV Passaporte Acadêmico, o estúdio itinerante para transmissões ao vivo e o curso de difusão “Produção de conteúdo para divulgação acadêmica e científica: texto, imagem e som”.

Palestra e Prêmio Novo Agro – Em seus atos finais, a abertura da 62ª Semana Luiz de Queiroz contou com a apresentação do titular da Cátedra Luiz de Queiroz, Marcos Sawaya Jank, que abordou o tema “Desafios globais da agricultura brasileira”.  Finalmente, foi realizada a premiação do Prêmio Novo Agro. A iniciativa é uma parceria entre o Banco Santander e a Universidade de São Paulo e configura-se como uma forma de reconhecer e valorizar as atitudes e espíritos empreendedores do produtor rural brasileiro.

Texto: Caio Albuquerque (09/10/2019)

Cerimônia ocorreu no Salão Nobre (crédito: Gerhard Waller)