Aluno Especial - Procedimentos

Inscrição

Período: 22 a 26/01/2024 (até as 23h59, horário de Brasília). Inscrições via formulário online. Antes de se inscrever, verifique aqui o nome dos docentes ministrantes das disciplinas de seu interesse. Formulários enviados após o encerramento do prazo de inscrição serão desconsiderados. 

Solicitações de redução da taxa de inscrição: até 10/01/2023 (até as 23h59, horário de Brasília), através de formulário online. Alunos de graduação da USP estão isentos do pagamento dessa taxa. Detalhes

Resultado: 16/02/2024. Clique aqui para saber o resultado. Somente os alunos aprovados poderão prosseguir e efetuar a matrícula.

Matrícula

Período: 26 a 28/02/2024 (até as 23h59, horário de Brasília)

Instruções para efetuar a matrícula
1. Uma vez selecionado, o interessado deverá efetuar o pagamento da taxa referente à inscrição, através de boleto bancário (ver item "Documentação necessária para a matrícula", abaixo).

Caso esteja planejando realizar a inscrição no último dia, lembre-se de efetuar o pagamento da taxa dentro do horário bancário, uma vez que comprovantes de agendamento de pagamento não serão aceitos.  

2. Em seguida, o interessado deverá efetuar a matrícula através do encaminhamento, em um único email, da documentação necessária para a matrícula, digitalizada, para matricula.pg.esalq@usp.br, observando-se as seguintes instruções:

  • Certifique-se de que os documentos digitalizados estejam legíveis. Evite tirar fotos, preferindo o uso de scanner ou aplicativos próprios para digitalização de documentos.
  • Nomeie seus arquivos com os nomes dos documentos. Ex.: Diploma Graduação, RG, etc.
  • No título do e-mail escreva apenas: Matrícula de Aluno Especial. Não há necessidade de escrever no corpo do e-mail.

Documentação necessária para a matrícula

Somente para candidatos aceitos na inscrição (ver resultado)

  • Formulário de matrícula (assinado) 
  • Diploma ou outro documento comprobatório da conclusão da graduação contendo a data da colação de grau (dia/mês/ano), que deverá ser anterior à data da matrícula; alunos de graduação da USP estão dispensados de apresentar esse documento, devendo, no entanto, incluir comprovante de matrícula emitido pelo sistema Júpiter Web;
  • Cédula de identidade (RG); cédulas de identidade do CREA ou carteira de habilitação não são aceitas;
  • Passaporte com visto temporário IV e Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM, antigo RNE) (somente alunos estrangeiros);
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 100,00 por disciplina. Alunos de graduação da USP estão isentos desse pagamento. O pagamento deverá ser feito exclusivamente através de boleto bancário, do Banco Brasil (Clique aqui para gerar o boleto. Se tiver dificuldades para gerá-lo, clique aqui). Solicitações de redução da taxa devem ser enviadas até 10/01/2023 (até as 23h59), exclusivamente através de formulário online.