Matrículas - Alunos regulares ingressantes

Período de matrícula

Primeiro semestre: 28/01 a 19/02/20
Segundo semestre: 13 a 22/07/20

Horário de atendimento do Serviço de Pós-Graduação: das 13h30 às 17h00 
Obs.: matrículas fora de prazo não serão aceitas

Documentos para a matrícula

  • Formulário de matrícula (2 vias)
  • Carta de aceite emitida pelo Serviço de Pós-Graduação. Será enviada por email após a definição do período de matrícula
  • Todos os documentos listados no email de aceite. Recomendamos que o aluno verifique cuidadosamente se todos os documentos solicitados se encontram reunidos antes de comparecer ao Serviço de Pós-Graduação, uma vez que a documentação incompleta o impedirá de efetuar a matrícula.

Instruções para a matrícula

  1. O aluno ingressante deve contatar seu orientador a fim de definir as disciplinas a serem cursadas (consultar relação de disciplinas no Guia do Pós-Graduando). 
  2. Definidas as disciplinas, a matrícula deverá ser efetuada através de formulário (acima), impresso em 2 vias. 
  3. O número USP do aluno - solicitado no formulário de matrícula - está informado na carta de aceite.
  4. O formulário de matrícula deve conter a assinatura dos ministrantes das respectivas disciplinas e do orientador. Atenção: a figura do orientador é insubstituível, portanto, ninguém poderá assinar o formulário em seu lugar. A fim de evitar imprevistos, é aconselhável saber com antecedência, junto à Secretaria do programa, a melhor data para contatá-lo no departamento.
  5. Para localizar os professores responsáveis pelas disciplinas em seus respectivos departamentos, clique aqui.
  6. Uma via do formulário deve ser entregue no Serviço de Pós-Graduação - SVPG (Localização: prédio nº 36 no mapa) e outra permanece de posse do aluno.

Matrícula por terceiros: basta que o formulário de matrícula seja assinado pelo aluno e entregue, juntamente dos documentos solicitados na carta de aceite, no Serviço de Pós-Graduação por alguém escolhido por ele, sem necessidade de autorização.

Observações importantes

As assinaturas do orientador e ministrante implicam, automaticamente, em aval e deferimento (não há pré-matrícula). Por outro lado, as disciplinas de outras unidades da USP estão condicionadas ao deferimento do ministrante, que poderá deferir ou não o pedido de matrícula via sistema. O aluno deverá acompanhar o deferimento dentro do período de deferimento, através do Janus, para que possa incluir nova disciplina, se necessário, no período de retificação de matrícula.

No preenchimento de qualquer formulário (matrícula ou retificação), o aluno deve cuidar para que o código da disciplina corresponda ao respectivo nome, caso contrário a matrícula nessa disciplina será anulada, podendo ser solicitada novamente no período de retificação.

A data da primeira matrícula na Pós-Graduação deverá ser posterior às datas de conclusão e colação de grau do último curso realizado (graduação) ou data de homologação do título (mestrado).

O conteúdo programático, número de créditos, professor responsável e outras informações relativas a disciplinas oferecidas na ESALQ e em outras unidades da USP encontram-se disponíveis no Janus.

"Seminários" constituem atividades de pós-graduação, e não disciplinas. A matrícula é ser feita através da Secretaria do Programa ao qual o pós-graduando pertence.

Alunos estrangeiros  

De acordo com o Art. 42 do Regimento da USP, o RNE constitui um pré-requisito para a matrícula do aluno estrangeiro. Portanto, a apresentação do referido documento - atualizado - ou protocolo de prorrogação de prazo é obrigatória, e deve ser entregue no Serviço de Pós-Graduação semestralmente, durante a semana de matrícula. Na falta desses documentos, o aluno deve solicitar previamente à Polícia Federal (Rua Liberato Macedo, 872 - São Dimas, Piracicaba - Tel. 3402-3707) uma declaração, constando a estada legal no país com o respectivo período.