Informações gerais

O Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada (PPGI - EA) tem o objetivo de completar e aperfeiçoar a formação de diplomados em cursos de graduação e estimular a pesquisa, a extensão e o ensino científicos na área interdisciplinar de Ecologia, englobando os aspectos bióticos e abióticos do ambiente, institucionais, sociais, econômicos e tecnológicos.

Escopo

O programa de pós-graduação em Ecologia Aplicada treina profissionais para desenvolver as capacidades necessárias que lhe permitam trabalhar em instituições de ensino e pesquisa, tanto no setor privado ou órgãos públicos que lidam com as questões ambientais. Para desenvolver as habilidades necessárias para esta atuação é vital incluir em sua educação profissional questões relacionadas à sustentabilidade, incluindo aspectos sociais, econômicos e ambientais. Essas habilidades são fortemente fundamentadas em uma abordagem holística e interdisciplinar para estudar o funcionamento, a dinâmica e a ruptura dos sistemas ambientais.

Objetivo

Os principais objetivos do PPGI-EA são a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação e desenvolver as atividades principais da Universidade numa perspectiva multi e interdisciplinar na área de conhecimento em Ecologia Aplicada, abordando questões relacionadas com a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas, relacionamentos entre a sociedade e o meio ambiente, bem como a gestão e conservação da natureza em paisagens naturais e alteradas pelo homem.

Títulos concedidos

Mestre e Doutor em Ciências, área de concentração em Ecologia Aplicada

Próximas defesas


DataHoraCandidatoTítulo do trabalho
31/07/2019
08h00
Patrícia Gunther Haack
Mestrado
Consumo, endividamento, questões ambientais e adaptabilidade humana
31/07/2019
08h00
Lívia Moreira de Camargo Barreto
Mestrado
Massive open online courses: possibilidades para a formação continuada de professores em educação ambiental
29/08/2019
14h00
Vitória Oliveira Pereira de Souza Leão
Mestrado
Organizações de Controle Social na Região Metropolitana de São Paulo: relações de proximidade e de confiança em foco
30/08/2019
13h00
Fernanda Delborgo Abra
Doutorado
Colisões envolvendo mamíferos em rodovias sob concessão do Estado de São Paulo: implicações para fauna silvestre, segurança humana e custos para a sociedade
02/09/2019
13h00
Claudio Roberto Anholetto Júnior
Doutorado
Aplicação da dendrocronologia na avaliação das mudanças climáticas nas florestas de várzea da Amazônia Central