O processo seletivo será remoto e está previsto para as semanas de 20 a 24 de outubro de 2025 (Etapa das arguições) e de 3 a 7 de novembro de 2025 (Etapa da prova de Conhecimentos gerais), em link a ser enviado por e-mail aos candidatos. A arguição é breve e haverá escala para participação de cada candidato em dia e horário específico.
O candidato é o responsável por checar seu e-mail para ver os informes sobre o processo. Cabe ao candidato verificar o recebimento de links de acesso às avaliações, que serão disponibilizados pelo e-mail fornecido. A programação poderá ser alterada em função do número de candidatos inscritos.
- Serão chamados para a Prova de conhecimentos gerais somente os candidatos que alcançarem nota 7 ou mais na etapa de avaliação do Projeto de pesquisa, tanto para Doutorado como Doutorado direto.
- Os candidatos que não comparecerem ao exame de seleção serão automaticamente eliminados do processo seletivo.
O processo será realizado por via remota usando programas como Zoom ou Google Meet e Google Forms, devendo o candidato responsabilizar- se pelo acesso a estas ferramentas durante o processo seletivo, em local de sua preferência. Detalhes serão disponibilizados aos inscritos próximo à data do processo seletivo. A página do programa na Internet conterá atualizações sobre a programação, entre outras, devendo o candidato checá-la periodicamente.
Ana Laura Gordo Seabra
André Luiz Gama Nogueira
Davi Neves de Lemos
Juliana Vieira Paz
Lucas Franhani Alexandre
Luiz Alfonso Agapito
Maria Samara Lopes Almeida de Moura
Zahid Hussain
No dia da prova serão sorteados 3 (três) dentre os temas abaixo, relativos ao conteúdo das linhas de pesquisa do Programa, os quais poderão estar articulados a subtemas, questionamentos ou demandas específicas; o candidato escolherá 1 (um) desses 3 (três) e terá que discorrer sobre ele em um texto próprio (autoral) de 3 (três) a 5 (cinco) páginas em formato dissertativo.
1. Tecnologia e conservação e legislação
2. Ciências ambientais, metodologia de pesquisa e interdisciplinaridade
3. Mudanças socioambientais globais e crise climática
4. Segurança hídrica e gestão de bacias hidrográficas
5. Crescimento populacional, padrões de consumo, soberania e segurança alimentar
6. Mudanças ambientais e a matriz energética
7. Urbanização, megacidades e saturação ambiental
8. Química Analítica e Dados Agroambientais 
9. Educação e questões ambientais
10. Sociedade, legislação e ambiente
A seguir estão indicações que não esgotam os materiais de estudo e que devem ser referenciadas na escrita, sem citação direta:
KURTZ, R. O colapso da modernização. Ed. Paz e Terra. 244p. 2008.
KNIESS, CLÁUDIA TEREZINHA; AGUIAR, Alexandre de Oliveira e ; CONTI, DIEGO DE MELO ; PHILIPPI JR., ARLINDO. Inovação urbana e recursos humanos para gestão de cidades sustentáveis. Estudos Avançados, v. 33, p. 119-136, 2019.
MORETTIN, P. A.; SINGER, J. M. Estatística e ciência de dados. Ed LTC. 488p. 2023.
TORNISIELO, V. L. ; VILCA, F. Z. ; GUIMARAES, A. C. D. ; MENDES, K. F. Contaminantes Orgânicos: da Análise à Biorremediação, Ed. FEALQ. 268p. 2019.
BALDAUF, C. (Editor) Participatory Biodiversity Conservation: Concepts, Experiences, and Perspectives. Springer. 237p. 2020.
The water footprint of bioenergy
Food Security: The Challenge of Feeding 9 Billion People
Ecosystems and human well-being - synthesis
The green economy
Energy resources & services
Environmental, economic, and energetic costs and benefits of biodiesel and ethanol biofuels
A green economy knowledge - sharing platform: exploring options
Living within limits
Food security
Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação
MENESES, Maria Paula; SANTOS, Boaventura de Sousa. Epistemologias do sul. Coimbra: Almedina, 2010.(Somente capitulo 1)
BAUMAN, Zygmunt; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
MORIN, Edgar. Sete saberes necessários para a educação no futuro. Brasília: Cortez, 2001. 
LEFF, E. Saber ambiental. Petrópolis: Vozes, 2001. 343p.
NIKLAS HÖHNE, MICHEL DEN ELZEN, JOERI ROGELJ, BERT METZ, TARYN FRANSEN, TAKESHI KURAMOCHI, ANNE OLHOFF, JOSEPH ALCAMO, HARALD WINKLER, SHA FU, MICHIEL SCHAEFFER, ROBERTO SCHAEFFER, GLEN P PETERS, SIMON MAXWELL, NAVROZ K DUBASH. Emissions: world has four times the work or one-third of the time. Nature, 2020 Mar;579(7797):25-28.  doi: 10.1038/d41586-020-00571-x.
FLEXOR, Georges. Transformações na agricultura brasileira e os desafios para a segurança alimentar e nutricional no século XXI /Georges Flexor, Karina Kato, Sergio Pereira Leite. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2022. (Textos para Discussão; n. 82)
GIL, Carlos Gómez. Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): una revisión crítica. Papeles de relaciones ecosociales y cambio global. nº 140 2017/18, p. 107-118.
Resolução Rio mais 20. O futuro que nós queremos.
MORUZZI MARQUES, Paulo Eduardo & DÓRIA, Natália Gebrim (2021). A integração da noção de soberania na concepção predominante de segurança alimentar e nutricional no Brasil. Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas, 41(2), p. 246-261. 
OLIVEIRA, Leandro Dias. Os "Limites do Crescimento" 40 Anos Depois. [S.l.], n. 1, p. 72-96, jul. 2012. ISSN 2317-8825.
O resultado do processo será divulgado aqui oportunamente.