Critérios de seleção

Itens pontuados no currículo (peso 0,2). Experiência profissional; bolsa de estudo; participação em projetos de pesquisa e/ou extensão; trabalhos publicados em periódicos; número de cursos de graduação, livros, capítulos de livros, resumos expandidos, anais completos, resumos em anais, apresentações de trabalhos; produção técnica; produção artística, organização de eventos; bancas; prêmios e orientações (para candidatos ao Doutorado e Doutorado direto é necessário ao menos uma publicação de artigo ou trabalho completo). Note que a pontuação varia de zero a dez e está disponível na planilha de curriculum vitae, e o(a) candidato(a) deve notar que determinados itens tem pouco valor, não ultrapassando 0,05.

Prova de conhecimentos gerais (peso 0,4). Trata-se de prova escrita em que se avalia o conhecimento do tema, a interdisciplinaridade, a fluidez, a lógica, a profundidade e o aspecto autoral da redação, bem como a capacidade argumentativa do(a) candidato (a) com base em leituras e estudos do escopo do Programa.

Projeto de pesquisa (peso 0,4), que deve ser interdisciplinar com embasamento teórico e metodologia detalhada que caracterize pesquisa. Este projeto deverá apresentado a uma banca avaliadora, em etapa eliminatória. Haverá um parecer escrito com nota para apreciação do projeto, sendo a nota final definida pela banca.

Aprovação no Processo Seletivo (nota final). Será 7,0 (sete) para o mestrado e 8,0 (oito) a nota mínima para aprovação para o doutorado e doutorado direto.